MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO
PARA O XLVIII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
PARA O XLVIII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
«Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro»
[Domingo, 1 de Junho de 2014]
Queridos
irmãos e irmãs,
Hoje vivemos num mundo que está a
tornar-se cada vez menor, parecendo, por isso mesmo, que deveria ser mais fácil
fazer-se próximo uns dos outros. Os progressos dos transportes e das
tecnologias de comunicação deixam-nos mais próximo, interligando-nos sempre
mais, e a globalização faz-nos mais interdependentes. Todavia, dentro da
humanidade, permanecem divisões, e às vezes muito acentuadas. A nível global,
vemos a distância escandalosa que existe entre o luxo dos mais ricos e a
miséria dos mais pobres. Frequentemente, basta passar pelas estradas duma
cidade para ver o contraste entre os que vivem nos passeios e as luzes
brilhantes das lojas. Estamos já tão habituados a tudo isso que nem nos
impressiona. O mundo sofre de múltiplas formas de exclusão, marginalização e
pobreza, como também de conflitos para os quais convergem causas econômicas,
políticas, ideológicas e até mesmo, infelizmente, religiosas.
Neste mundo,
os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros;
a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que
impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Uma
boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós,
a ser mais unidos. Os muros que nos dividem só podem ser superados, se estivermos
prontos a ouvir e a aprender uns dos outros. Precisamos de harmonizar as
diferenças por meio de formas de diálogo, que nos permitam crescer na
compreensão e no respeito. A cultura do encontro requer que estejamos dispostos
não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass-media podem
ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias em que as redes da comunicação
humana atingiram progressos sem precedentes. Particularmente
a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de
solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus.
No entanto, existem aspectos
problemáticos: a velocidade da informação supera a nossa capacidade de reflexão
e discernimento, e não permite uma expressão equilibrada e correta de si mesmo.
A variedade das opiniões expressas pode ser sentida como riqueza, mas é
possível também fechar-se numa esfera de informações que correspondem apenas às
nossas expectativas e às nossas idéias, ou mesmo a determinados interesses
políticos e econômicos. O ambiente de comunicação pode ajudar-nos a crescer ou,
pelo contrário, desorientar-nos. O desejo de conexão digital pode acabar por
nos isolar do nosso próximo, de quem está mais perto de nós. Sem esquecer que a
pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação
social corre o risco de ser excluído.
Estes limites são reais, mas não
justificam uma rejeição dos mass-media; antes, recordam-nos que, em última
análise, a comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica. Portanto
haverá alguma coisa, no ambiente digital, que nos ajuda a crescer em humanidade
e na compreensão recíproca? Devemos, por exemplo, recuperar um certo sentido de
pausa e calma. Isto requer tempo e capacidade de fazer silêncio para escutar.
Temos necessidade também de ser pacientes, se quisermos compreender aqueles que
são diferentes de nós: uma pessoa expressa-se plenamente a si mesma, não quando
é simplesmente tolerada, mas quando sabe que é verdadeiramente acolhida. Se
estamos verdadeiramente desejosos de escutar os outros, então aprenderemos a
ver o mundo com olhos diferentes e a apreciar a experiência humana tal como se
manifesta nas várias culturas e tradições. Entretanto saberemos apreciar melhor
também os grandes valores inspirados pelo Cristianismo, como, por exemplo, a
visão do ser humano como pessoa, o matrimônio e a família, a distinção entre
esfera religiosa e esfera política, os princípios de solidariedade e
subsidiariedade, entre outros.
Então, como pode a comunicação estar
ao serviço de uma autêntica cultura do encontro? E – para nós, discípulos do
Senhor – que significa, segundo o Evangelho, encontrar uma pessoa? Como é
possível, apesar de todas as nossas limitações e pecados, ser verdadeiramente
próximo aos outros? Estas perguntas resumem-se naquela que, um dia, um escriba
– isto é, um comunicador – pôs a Jesus: «E quem é o meu próximo?» (Lc 10,
29 ). Esta pergunta ajuda-nos a compreender a comunicação em termos de
proximidade. Poderíamos traduzi-la assim: Como se manifesta a «proximidade» no
uso dos meios de comunicação e no novo ambiente criado pelas tecnologias
digitais? Encontro resposta na parábola do bom samaritano, que é também uma
parábola do comunicador. Na realidade, quem comunica faz-se próximo. E o bom
samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto
ao lado da estrada. Jesus inverte a perspectiva: não se trata de reconhecer o
outro como um meu semelhante, mas da minha capacidade para me fazer semelhante
ao outro. Por isso, comunicar significa tomar consciência de que somos humanos,
filhos de Deus. Apraz-me definir este poder da comunicação como «proximidade».
Quando a comunicação tem como fim
predominante induzir ao consumo ou à manipulação das pessoas, encontramo-nos
perante uma agressão violenta como a que sofreu o homem espancado pelos
assaltantes e abandonado na estrada, como lemos na parábola. Naquele homem, o
levita e o sacerdote não vêem um seu próximo, mas um estranho de quem era
melhor manter a distância. Naquele tempo, eram condicionados pelas regras da
pureza ritual. Hoje, corremos o risco de que alguns mass-media nos
condicionem até ao ponto de fazer-nos ignorar o nosso próximo real.
Não basta circular pelas «estradas»
digitais, isto é, simplesmente estar conectados: é necessário que a conexão
seja acompanhada pelo encontro verdadeiro. Não podemos viver sozinhos, fechados
em nós mesmos. Precisamos de amar e ser amados. Precisamos de ternura. Não são
as estratégias comunicativas que garantem a beleza, a bondade e a verdade da
comunicação. O próprio mundo dos mass-media não pode alhear-se da
solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura. A rede digital
pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas
humanas. A neutralidade dos mass-media é só aparente: só pode
constituir um ponto de referimento quem comunica colocando-se a si mesmo em
jogo. O envolvimento pessoal é a própria raiz da fiabilidade dum comunicador. É
por isso mesmo que o testemunho cristão pode, graças à rede, alcançar as
periferias existenciais.
Tenho-o repetido já diversas vezes:
entre uma Igreja acidentada que sai pela estrada e uma Igreja doente de
auto-referencialidade, não hesito em preferir a primeira. E quando falo de
estrada penso nas estradas do mundo onde as pessoas vivem: é lá que as podemos,
efetiva e afetivamente, alcançar. Entre estas estradas estão também as
digitais, congestionadas de humanidade, muitas vezes ferida: homens e mulheres
que procuram uma salvação ou uma esperança. Também graças à rede, pode a
mensagem cristã viajar «até aos confins do mundo» (Act 1, 8). Abrir as
portas das igrejas significa também abri-las no ambiente digital, seja para que
as pessoas entrem, independentemente da condição de vida em que se encontrem,
seja para que o Evangelho possa cruzar o limiar do templo e sair ao encontro de
todos. Somos chamados a testemunhar uma Igreja que seja casa de todos. Seremos nós
capazes de comunicar o rosto duma Igreja assim? A comunicação concorre para dar
forma à vocação missionária de toda a Igreja, e as redes sociais são, hoje, um
dos lugares onde viver esta vocação de redescobrir a beleza da fé, a beleza do
encontro com Cristo. Inclusive no contexto da comunicação, é precisa uma Igreja
que consiga levar calor, inflamar o coração.
O testemunho cristão não se faz com o
bombardeio de mensagens religiosas, mas com a vontade de se doar aos outros
«através da disponibilidade para se deixar envolver, pacientemente e com
respeito, nas suas questões e nas suas dúvidas, no caminho de busca da verdade
e do sentido da existência humana (Bento XVI, Mensagem para o XLVII Dia Mundial das Comunicações
Sociais, 2013). Pensemos no episódio dos discípulos de Emaús. É
preciso saber-se inserir no diálogo com os homens e mulheres de hoje, para
compreender os seus anseios, dúvidas, esperanças, e oferecer-lhes o Evangelho,
isto é, Jesus Cristo, Deus feito homem, que morreu e ressuscitou para nos
libertar do pecado e da morte. O desafio requer profundidade, atenção à vida,
sensibilidade espiritual. Dialogar significa estar convencido de que o outro
tem algo de bom para dizer, dar espaço ao seu ponto de vista, às suas
propostas. Dialogar não significa renunciar às próprias idéias e tradições, mas
à pretensão de que sejam únicas e absolutas.
Possa servir-nos de guia o ícone do
bom samaritano, que liga as feridas do homem espancado, deitando nelas azeite e
vinho. A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela
alegria. A nossa luminosidade não derive de truques ou efeitos especiais, mas
de nos fazermos próximo, com amor, com ternura, de quem encontramos ferido pelo
caminho. Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital. É
importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para
dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja
companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos. Neste contexto, a
revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante
desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos
outros a beleza de Deus.
Vaticano, 24 de Janeiro – Memória de
São Francisco de Sales – do ano 2014.
Franciscus
fonte:
www.vatican.va
Nenhum comentário:
Postar um comentário