Visitas desde JUNHO/2009

online
online

21 junho, 2014

22/junho/2014 - XII Domingo do Tempo Comum

Com esta celebração retomamos o Tempo Comum, que foi interrompido com o Tempo da Quaresma, Tempo Pascal, Festa de Pentecostes e da Santíssima Trindade. É na celebração do Domingo, Dia do Senhor e Páscoa semanal, que o Tempo comum encontra o seu centro significativo. Os Domingos do Tempo comum são aqueles que se podem considerar os Domingos no seu estado mais puro: Páscoa semanal e primeiro dia da semana, que dá sentido à vivência de toda a semana.
Evangelho de Mateus 10, 26-33: O Evangelho de hoje começa com o pedido de Jesus a seus discípulos de ontem e de hoje: Não tenhais medo!
As leituras deste domingo põem em relevo a dificuldade em viver como discípulo, dando testemunho do projeto de Deus no mundo.
Sugerem que a perseguição está sempre no horizonte do discípulo, mas garantem também que a solicitude e o amor de Deus não abandonam o discípulo que dá testemunho da salvação.
A primeira leitura apresenta-nos o exemplo de Jeremias, um profeta sofredor, que experimenta a perseguição, a solidão, o abandono por causa da Palavra de Deus, mas não deixa de confiar em Deus e de anunciar com coerência e fidelidade, as propostas de Deus para os homens.
Na segunda leitura, Paulo demonstra aos cristãos de Roma como a fidelidade aos projetos de Deus gera vida e como uma vida organizada numa dinâmica de egoísmo e de auto-suficiência gera morte.
No Evangelho, é o próprio Jesus que, ao enviar os discípulos, os avisa das perseguições e incompreensões e acrescenta: não temais. Jesus garante sua presença contínua, a solicitude e o amor de Deus, ao longo de toda a sua caminhada.
Reflexão:
Jesus pede aos discípulos que não deixem o medo impedir a proclamação da Boa Nova. A mensagem libertadora de Jesus não pode correr o risco de ficar presa a um pequeno grupo covarde, fechado entre quatro paredes, sem correr riscos, nem incomodar a ordem injusta sobre a qual o mundo se constrói, mas deve ser proclamada com coragem, convicção e coerência, de cima dos telhados, a fim de mudar o mundo e tornar-se uma Boa Nova libertadora para todos os homens e mulheres.
Jesus recomenda aos discípulos que não se deixem vencer pelo medo da morte física. O que é decisivo, para o discípulo, não é que os perseguidores o possam eliminar fisicamente; mas sim, perder a possibilidade de chegar à vida plena, à vida definitiva.
O verdadeiro cristão sabe que a vida definitiva é um dom, que Deus oferece àqueles que acolheram a sua proposta e que aceitaram pôr a própria vida ao serviço do “Reino”. Os discípulos que procuram percorrer com fidelidade o caminho de Jesus não devem viver angustiados pelo medo da morte.  Jesus convida os discípulos a descobrirem a confiança absoluta em Deus. Para ilustrar a solicitude de Deus, Mateus recorre a duas imagens: a dos pássaros de que Deus cuida e a dos cabelos que Deus conta. Deus é aqui apresentado como um Pai, cheio de amor e de ternura, sempre preocupado em cuidar dos seus filhos, em entendê-los e em protegê-los.  Depois de terem descoberto este rosto de Deus, os discípulos não têm razão para ter medo! A certeza de ser filho de Deus é, sem dúvida, algo que alimenta a capacidade do discípulo em empenhar-se na missão e nem as dificuldades e perseguições podem calar esse discípulo que confia na solicitude, no cuidado e no amor de Deus Pai.
Meditação para a semana. . .
Religião e perseguição formam uma parceria estranha na história da humanidade e em todas as confissões de fé. Homens e mulheres religiosos em todos os tempos e de todas as raças sempre tiveram encontro marcado com alguma forma de perseguição.  De onde que a celebração deste Domingo será caracterizada pelo encorajamento diante de diversas formas de perseguições sofridas a quem se faz discípulo e discípula de Jesus. As vezes, são perseguições pequenas, as vezes, grandes perseguições. Em nenhum caso, o discípulo e discípula desanimam, mas se mantêm firmes na fé e na fidelidade. 
O cristão é aquele que se declarou por Cristo. Fez uma escolha e, livremente, optou pelo Crucificado. A prova real da fé aí está.

fonte:
www.diocesedejales.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário