15/fevereiro/2015 -6º Domingo do Tempo Comum- Lc 7,16
A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum nos apresenta um Deus cheio de amor, de
bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a
integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem
aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de
marginalização dos irmãos. A primeira leitura nos apresenta a legislação que definia a forma de tratar os
leprosos. Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens
são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de
Deus. O Evangelho nos diz que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos
vítimas da rejeição e da exclusão, se compadece da sua miséria, estende-lhes a
mão com amor, os liberta dos seus sofrimentos, os convida a integrar a
comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como
contrários aos seus projetos todos os mecanismos de opressão dos irmãos. A segunda leitura convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus
e o serviço aos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na
obediência incondicional aos projetos do Pai e fez da sua vida um dom de amor,
ao serviço da libertação dos homens.
Reflexão:
Ele toma o nosso lugar… A
maldição que atingia os leprosos era total: mortos vivos, excluídos dos lugares
habitados, proibidos do Templo e da sinagoga, impuros aos olhos dos homens mas, sobretudo, de Deus. Um deles quebra as barreiras
e se aproxima de Jesus que, perturbado até às entranhas, ousa um gesto
impensável: estende a mão e toca o infeliz, tornando-se Ele mesmo,
imediatamente, impuro. Passa-se, então, algo de extraordinário. Realiza-se a
palavra do salmista: “Senhor, viste o mal e o sofrimento, toma-os na tua mão”.
Jesus toma nas suas mãos o mal e o
sofrimento deste homem. Tira-o da sua lepra, liberta-o da sua exclusão, de toda
a impureza. O leproso pode reencontrar a companhia dos outros e de Deus. Mas
então, é Jesus que “não podia entrar abertamente numa cidade. Era obrigado a
evitar os lugares habitados”. Certamente que era para se proteger da multidão…
Mas, de fato, é como se Jesus tivesse tomado o lugar do leproso. Jesus, o bem
amado do Pai, toma sobre Ele as nossas faltas e os nossos sofrimentos, Ele toma
o nosso lugar para absorver na sua pessoa e no amor do Pai todas as nossas
misérias. E, ao mesmo tempo, encontramos toda a nossa dignidade de homens e de
mulheres livres, de pé, capazes de entrar de novo em relação uns com os outros
e, sobretudo, de nos aproximarmos de novo de Deus, sem qualquer medo.
• O texto nos fala de um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que Se
faz pessoa e que desce ao encontro dos seus filhos, que lhes apresenta
propostas de vida nova e que os convida a viver em comunhão com Ele e a
integrar a sua família. É um Deus que não exclui ninguém e que não aceita que,
em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos
irmãos. Às vezes há pessoas (quase sempre bem intencionadas) que inventam
mecanismos de exclusão, de segregação, de sofrimento, em nome de um Deus
severo, intolerante, distante, incapaz de compreender os limites e as
fragilidades do homem. Trata-se de um atentado contra Deus. O Deus que somos
convidados a descobrir, a amar, a testemunhar no mundo, é o Deus de Jesus
Cristo – isto é, esse Deus que vem ao encontro de cada homem, que Se compadece
do seu sofrimento, que lhe estende a mão com ternura, que o purifica, que lhe
oferece uma nova vida e que o integra na comunidade do “Reino” (nessa família
onde todos têm lugar e onde todos são filhos amados de Deus).
• A atitude de Jesus em relação ao leproso (bem como aos outros excluídos da
sociedade do seu tempo) é uma atitude de proximidade, de solidariedade, de
aceitação. Jesus não está preocupado com o que é política ou religiosamente
correto, ou com a indignidade da pessoa, ou com o perigo que ela representa
para uma certa ordem social… Ele apenas vê em cada pessoa um irmão que Deus ama
e a quem é preciso estender a mão e amar, também.
-Como é que lidamos com os
excluídos da sociedade ou da Igreja? Procuramos integrar e acolher (os
estrangeiros, os marginais, os pecadores, os “diferentes”) ou ajudamos a
perpetuar os mecanismos de exclusão e de discriminação?
• O gesto de Jesus de estender a mão e tocar o leproso é um gesto provocador,
que denuncia uma Lei iníqua, geradora de discriminação, de exclusão e de
sofrimento. Com a autoridade de Deus, Ele retira qualquer valor a essa Lei e
sugere que, do ponto de vista de Deus, essa Lei não tem qualquer significado.
Hoje temos leis (umas escritas nos nossos códigos legais civis ou religiosos,
outras que não estão escritas mas que
são consagradas pela moda e pelo politicamente correto) que são geradoras de
marginalização e de sofrimento. Como Jesus, não podemos nos conformar com essas
leis e muito menos pautar por elas os nossos comportamentos para com os nossos
irmãos.
• Mais uma vez, o Evangelho deste domingo propõe à nossa reflexão a atitude dos
líderes judaicos. Comodamente instalados no alto das suas certezas e
preconceitos, eles perpetuam, em nome de Deus, um sistema religioso que gera
sofrimento e miséria e não se deixam questionar nem desafiar pela novidade de
Deus. Estão tão seguros e convictos das suas verdades particulares que fecham
totalmente o coração a Jesus e não se revêem nas suas propostas. O sem sentido
desta atitude deve nos alertar para a necessidade de nos desinstalarmos e de
abrirmos o coração aos desafios de Deus.
• O leproso, apesar da proibição de Jesus, “começou a apregoar e a divulgar o
que acontecera”. Marcos sugere, desta forma, que o encontro com Jesus
transforma de tal forma a vida do homem que ele não pode calar a alegria pela
novidade que Cristo introduziu na sua vida e tem que dar testemunho. Somos
capazes de testemunhar, no meio dos nossos irmãos, a libertação que Cristo nos
trouxe?
Meditação para a semana. . .
“A Deus nada é
impossível”, diz o anjo a Maria. É verdade, Deus pode criar, pode salvar, pode
santificar… Jesus pode curar os doentes que encontra, mas espera uma palavra de
confiança: “Se queres!” O homem submete-se, então, à sua vontade. Diante
desta confiança do doente, Jesus tem piedade, porque vê que ele se abandona nas
suas mãos para ser re-criado, levantado,
salvo, purificado. Deus se deixa tocar pelo homem, sua criatura, quando esta se
deixa re-modelar por Ele, do mesmo modo que se deixa modelar na manhã da
criação. Jesus recomenda para não dizer nada a ninguém, porque não quer
aparecer como um taumaturgo que manifesta o sensacional, mas como Aquele que é
sinal da parte de Deus. Um único grito o toca: “Se Tu queres, podes!”
Oxalá que as nossas orações de pedido começassem todas com a expressão da nossa
submissão à vontade de Deus!…
fonte:
www.dehonianos.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário