Visitas desde JUNHO/2009

online
online

11 janeiro, 2015

REFLEXÃO
Quando celebramos o Batismo de Jesus, vamos refletir sobre o nosso e Batismo e nossa missão de batizados.

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS
Senhor, tu és Vida! E sentimos no nosso íntimo que Tu nos chamas a abraçar nossa vida  com mais firmeza, maior plenitude, mais amor.
Apesar de muitas ilusões dominarem o nosso  pensamento, procuramos nos conscientizar  da nossa  verdade e, portanto, humildemente  reconhecer  nossas fraquezas e limitações. Entretanto, apesar da nossa  inércia, queremos nos esforçar  ao máximo nessa caminhada, contando com a tua ajuda e graça para realizá-la. A partir de agora, procuraremos  viver atitudes  que apesar de pequenas, são muito significativas.
Senhor, a quem iremos?  Só Tu tens Palavras de vida eterna!
Queremos, de todo coração, assumir seu amor e o amor aos nossos  irmãos. Fundamentalmente, é esse amor  que nos coloca em comunhão com o universo, com os homens, com a vida, contigo.
Queremos  renunciar ao desamor, ao egoísmo, à indiferença,  apesar da acomodação que tudo isso  nos  proporciona. Entretanto, essa acomodação tem gosto de morte, de deserto, porque nos afasta da vida, nos afasta de Ti.
Assumimos  a luta por um mundo melhor, na paciente espera por sua vinda gloriosa.  Sentimos  que devemos fazer do nosso dia-a-dia, o anúncio permanente do Reino dos Céus.
Renunciamos  à opressão social, enraizada nas estruturas da nossa sociedade dividida em classes, para poder realizar a exploração do homem pelo próprio homem. Assumimos a causa dos pobres  que é a opção da Igreja, inspirada pelo seu Espírito.  Apesar da nossa  frieza, Senhor, nos dói profundamente ver a riqueza ostensiva de poucos, alicerçada  sobre a mais penosa miséria de muitos.
Renunciamos  às riquezas materiais, porque elas nos  preenchem por fora, mas nos esvaziam por dentro. Queremos  viver com o que nos  é necessário, e assim aprender a ter os bens materiais como “meios” que Tu nos dás, para poder caminhar pelo mundo e atingir o fim para o qual fomos criados. Assumimos  a causa dos perseguidos. Muitos apodrecem vivos em prisões,  porque denunciam os erros e os abusos políticos e sociais, próprios das classes dominantes, aplicados contra os pobres e oprimidos. Muitos cristãos, Senhor, são perseguidos, encarcerados, e até mesmo assassinados por causa do teu amor, por amor à justiça.  Queremos  viver a comunhão com esses profetas,/ mártires do nosso tempo, que  testemunham a sua presença na Igreja, no mundo.
Renunciamos  à alienação sexual, porque o sexo finalizado em si mesmo, como objeto de prazer egoísta, nos leva à angústia e ao pecado. É doloroso ver esse dom que Tu nos deste ser veiculado como mercadoria de consumo, ser arma de domínio e manipulação, tornar-se apenas um ato frágil de prazer momentâneo  vazio de amor. Assumimos  a Tua Igreja, Senhor, como comunidade de fé e de amor, através da qual Tu manifestas a tua presença no meio de nós. Assumimos  a tua Igreja, Senhor, tal qual é: santa e pecadora, vivendo dentro dos limites da história, mas impulsionada pela força santificante do teu Espírito. Assumimos nossa  fé, que dentro da realidade do mundo, se traduz em esperança. Unimo-nos  ao Papa, aos Bispos, sacerdotes, religiosos, agentes de pastoral, leigos engajados, pelos laços do amor e da fraternidade, a fim de que saibamos nos comprometer, como Igreja, no anúncio da libertação plena para todos os homens.
Renunciamos a todo mal, ódio, violência, falsidade, vingança, egoísmo.
 Assumimos todo o bem: o amor, a mansidão, a verdade, o perdão, a fraternidade. Amém.
Que Deus confirme esse compromisso que hoje, nós assumimos. Que Ele nos dê a graça de cumprí-lo com fidelidade.

FONTE:

CEI-JESUÍTAS - Centro de Espiritualidade Inaciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário