Visitas desde JUNHO/2009

online
online

18 janeiro, 2015


Acontece em Manaus até dia 25 de janeiro de 2015, o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. O evento, organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) Nacional, Regional Norte I e Arquidiocese de Manaus. O lema deste ano é “NO ENCONTRO DAS ÁGUAS, PARTILHAMOS VIDA, PÃO E UTOPIA”, com iluminação bíblica: “Mestre onde Moras? Vinde e Vede” (Cf. Jo1, 38c.39a).
As atividades, que receberão os delegados de 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se dividem em quatro missões nas áreas ribeirinhas, rurais, indígenas e urbanas.
O objetivo do Encontro Nacional é reunir os jovens, para como comunidade, refletir, discutir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens.
Boa parte da Programação do Encontro Nacional da Juventude será feita no Colégio La Salle de Manaus/AM. A programação incluiu um dia inteiro de missão jovem em 50 pontos de Manaus como: comunidades indígenas, ribeirinhas, rurais, da periferia e do centro urbano.
Como o Lema do XI ENPJ fala do Encontro das Águas queremos também fazer uma grande celebração no Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões que formam o grande Rio Amazonas.
“O Papa Francisco falou que a Amazônia é o banco de provas de como devemos lidar com o mundo. A maneira como tratamos a natureza sinaliza pra onde o mundo está caminhando”, comentou o Arcebispo de Manaus,  Dom Sérgio Castriani, “Sediar esse evento aqui é muito enriquecedor porque podemos ouvir e conhecer o que os grupos de fora têm a dizer. E os jovens que vêm pra cá, poderão ter oportunidades como a espiritualidade de ir ao Encontro das Águas. A troca de experiência é algo muito significativo no evento”.
O encontro traz, neste ano, como novidade o ‘Ato Nacional pela Reforma Política’, que será aberto ao público externo após a Celebração Final, no dia 20, às 11h, em frente a Catedral Metropolitana de Manaus, conhecida como Igreja da Matriz, no Centro.
A Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude, Aline Ogliari, ressaltou que será uma manifestação jovem a favor da reforma política de extrema importância para a mobilização dos jovens para assuntos referente a política.
“A juventude é o termômetro da sociedade e precisa estar presente na política. O ato dentro do evento irá ajudar os jovens a criarem uma reflexão, mobilização e também a construção de uma mudança no futuro”, disse.
O Arcebispo de Manaus também foi enfático ao dizer que a Reforma Política é necessária. “A CNBB está convencida de que a reforma política é fundamental. É necessário que a juventude esteja envolvida com isso”, concluiu Castriani.
Programação:
Pode-se  destacar a 'Romaria dos Mártires', no dia 24, a partir das 19h, que seguirá da frente ao conjunto Jardim das Américas até o Anfiteatro da Ponta Negra, além da celebração de encerramento no dia 25, às 10h, na Catedral Metropolitana de Manaus.
Fontes:
www.pj.org.br

Deus, Criador e doador da vida e da liberdade, nós vos bendizemos pelos jovens e pelas jovens do nosso imenso Brasil, que se encontram para partilhar a vida, o pão e a utopia.
Discípulos e discípulas de teu filho, Jesus Libertador, somos muitos e muitas, e estamos em toda parte nesta terra dos Brasis, remando contra as correntezas de morte, procurando Tua face no rosto do irmão e da irmã. Procuramos-te em todas as partes e ao Te encontrar perguntamos: “Mestre, onde moras?” E Tu, num sorriso sereno e cativo, responde-nos: “Vinde e vede!”.
Guiados e guiadas pelo teu Espírito Santo, Mãe de Sabedoria, queremos celebrar as alegrias e as esperanças das juventudes do Brasil e trabalhar na construção da Civilização do Amor. Assim, pedimos a força necessária para lutar e defender a vida do teu povo, principalmente da juventude marginalizada, vítimas de uma cultura de violência e extermínio. Rogamos ainda pela Igreja do Brasil, para que reavivada pelo ardor missionário e pela alegria do anúncio do Evangelho, ponha-se, cada vez mais, em atitude de saída, sendo acolhedora, atenta e aberta para amar e servir teus filhos e tuas filhas jovens.
Com a força e intercessão de Maria Índia, Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, também pedimos, que o 11° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude seja sal, fermento e luz na caminhada da juventude brasileira. 
Amém, Axé, Awerê, Aleluia.

fonte:
juventudeinaciana.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário