01 de Novembro - Todos os santos
“Alegrando-se todos no Senhor nesta solenidade...”: assim
reza a antífona de entrada. É a Igreja militante que honra a Igreja triunfante
e presta à incomensurável multidão de santos que povoam o Reino dos Céus a
homenagem que ela não pode prestar individualmente a cada um deles — como
sucede no calendário cristão.
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”,
promete Jesus no sermão da montanha. Quem são os pobres, segundo Jesus? São as
“testemunhas de Deus”, para usar uma expressão de Isaías. Com os pobres,
apoderaram-se do Reino dos Céus os mansos, os puros de coração, os
misericordiosos, os pacíficos, aqueles que sofrem e que têm fome e sede de
justiça, em um mundo no qual vige sempre a lei do mais forte, os perseguidos
por causa da justiça e todos quantos são vítimas inocentes da calúnia, da
maledicência, da pública ofensa ou do vilipêndio dos manipuladores da opinião
pública.
Folheando as páginas deste livro, o leitor pôde encontrar esses sinais em todos
os santos que tiveram fé na promessa do Reino dos Céus: a vergonha das
violências, dos ultrajes, das torturas e humilhações de que foram alvo, e
sobretudo da prova extrema do martírio, da dor física e moral, da aparente
derrota do bem e do triunfo dos maus. Os fiéis são convidados a alegrar-se e a
exultar com todos esses santos que “passaram à melhor vida”.
A fé nos assegura, diz são Paulo, que somos realmente filhos de Deus e
herdeiros do reino, mas esta realidade não é plenamente completa em nosso corpo
de carne. Vivemos na esperança, e esta se torna certeza em razão do que cremos.
A origem dessa festa remonta ao século IV. Em Antioquia, celebrava-se no
primeiro domingo depois de Pentecostes. No século VII, a data foi fixada em 13
de maio, Dia da Consagração do Panteão a santa Maria dos Mártires. Naquele dia,
fazia-se descer da clarabóia da grande cúpula uma chuva de rosas vermelhas.
Gregório IV removeu a celebração para o dia 1º de novembro, depois da colheita
de outono, quando era mais fácil encontrar alimento para os numerosos
peregrinos que, depois dos trabalhos do verão, dirigiam-se em peregrinação à
Cidade dos Mártires.
fonte:
www.paulinas.org.br
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