No mês de setembro voltamo-nos com mais intensidade ao estudo da Bíblia
dedicado-nos ao estudo de um livro da Bíblia Sagrada ou tema especial. Cada ano
um novo desafio nos é apresentada, sempre tendo como pano de fundo o tema da
Campanha da Fraternidade que nos acompanha durante todo o ano proposta que a
CNBB indica para serem aprofundados.
O tema do Mês da Bíblia de 2014 é: “Discípulos Missionários a partir do
Evangelho de Mateus” observando como ponto de partida as prioridades do Projeto
de Evangelização “O Brasil na missão continental” e os aspectos fundamentais do
processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o
seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
O lema do Mês da Bíblia de 2014 é: é “Ide, fazei discípulos e ensinai” (conf. Mt
28,19-20).
QUEM É O AUTOR DO EVANGELHO DE MATEUS?
O Evangelho de Mateus, o primeiro no Novo Testamento segundo a ordem dos
evangelhos é atribuída à autoria do apóstolo Mateus, um cobrador de impostos na
cidade de Cafarnaum as margens do Mar de Tiberíades na Galiléia. Portanto o
apóstolo Mateus era um publicano, (mal visto pelos seus contemporâneos devido a
seu trabalho a mando no Império Romano) foi um dos doze Apóstolos, chamados por
Jesus (conf. Mt 9,9; Mt 10,3) e é identificado com o nome de Levi (Mc 2,14; Lc
5,27). Hoje sabemos que o Evangelho de Mateus é fruto de um longo processo de
redação, possui muitas citações do Antigo Testamento, e foi usado em Jerusalém
e na Judéia, em um ambiente judaico. O Evangelho foi atribuído a Mateus, por
ser, certamente, uma pessoa importante na comunidade.
O evangelista Mateus por ser um judeu-cristão esta profundamente marcado pelo
Antigo Testamento e as práticas judaicas. Assim Mateus por ser um
judeu-cristão, conhecia os costumes, rituais e os métodos judaicos de
interpretação dos textos; tem uma grande familiaridade com Antigo Testamento
(Mt 1,23; Mt 2,6.15.18; Mt 13,14-15) e utiliza expressões próprias da cultura
judaica (Mt 18,20), ao longo de todo o texto do seu evangelho. Na sua redação
final encontramos várias passagens do Evangelho de Marcos. Do seu evangelho temos
conhecimento foi o primeiro Evangelho a ser escrito e seu texto forneceu muitos
elementos redacionais para Mateus e Lucas, que devido às semelhanças entre os
três são chamados evangelhos sinóticos.
Ele também ressalta o aspecto catequético dos milagres.
Dos 4 evangelhos o evangelho de Mateus é o que mais transmite fatos e episódios
ligados ao Judaísmo, conclui-se que o evangelho dirige-se, a uma comunidade
proveniente do judaísmo, muitos afirmam que seja Jerusalém e arredores, visto
que os costumes judaicos não são explicados (Mt 15,2; Mt 23,5), nem traduz as
expressões aramaicas (Mt 5,22) e os temas escolhidos estão em sintonia com este
contexto judaico, como: o Reino dos Céus, (evita citar o nome de Deus, para não
ofender os judeus cristão), justiça, perfeição, entre outros.
QUANDO? ONDE FOI ESCRITO? COM QUAL FINALIDADE?
Quando foi escrito o evangelho de Mateus?
O Evangelho segundo Mateus, provavelmente foi escrito entre os anos 80 a 90
d.C. A cidade e o Templo de Jerusalém já tinham sido destruídos no ano de 70
d.C. Comparando os textos dos evangelhos Sinóticos, pode perceber que muito
material redacional veio do evangelho de Marcos, que tinha sido escrito
primeiro.
Quanto ao local que foi escrito o evangelho de Mateus?
Primeira Hipótese:
Quanto ao local no qual o Evangelho de Mateus foi escrito, muitos estudiosos
situam na Palestina, baseada na hipótese de um original em hebraico ou aramaico
do Evangelho. Certamente foi utilizado pelas comunidades de Jerusalém e
arredores
A Segunda hipótese:
Colocam com local em que foi escrito em Antioquia na Síria, situada ao norte da
palestina do tempo de Jesus.
O evangelho tem primeiramente a finalidade de demonstrar que Jesus é o Messias
prometido pelos profetas e pelas promessas do Antigo Testamento.
Outro objetivo é de fortalecer a fé cristã das comunidades, nesse momento
marcado por conflitos, tensões e de crise para aquelas e aqueles cristãos, que
ainda estavam estruturalmente ligados à comunidade judaica. Os movimentos
populares judaicos de rejeição aos Romanos trouxeram também conseqüências para
as primeiras comunidades cristãs. Para os Romanos todos eram Judeus eles não
distinguiam, os judeus dos cristãos.
ESTRUTURA DO EVANGELHO
Devido à forte influência do judaísmo, Mateus quis se espelhar no Pentateuco e
também o evangelho foi estruturado em 5 livrinhos. A estrutura podemos
considerar bem definida e articulada. Cada um destes livrinhos constam de duas
partes: uma parte narrativa e outra discursiva. Segue abaixo um resumo da
estrutura:
Introdução: 1,1 – 2,23
A primeira parte inicia com a genealogia de Jesus, o relato da sua infância.
O Primeiro livrinho – A Justiça do Reino de Deus 3 – 7
Jesus anuncia a finalidade da sua missão (Mt 4,12-16), o chamado e a missão dos
quatro primeiros discípulos (Mt 4,18-25) e o “discurso da Montanha” (5-7).
O Segundo livrinho – a Justiça que liberta os pobres 8-10
Os milagres de Jesus. O discurso da Missão
A vocação de Mateus, a discussão sobre os motivos que levam Jesus a participar
das refeições com os pecadores e a polêmica sobre o jejum (Mt 9,9-17) e a
compaixão por ver uma multidão“ cansada e abatida como ovelhas sem pastor” (Mt
9,35-38)
Terceiro livrinho – Uma justiça que prova conflitos 11,1- 13,52
Reações diante da prática de Jesus e o discurso em parábolas.
Quarto livrinho – Da ação de Jesus nasce um novo Povo – 13,53 – 18,34
O seguimento de Jesus. Como viver esta proposta de Jesus.
Quinto livrinho – A vida definitiva no Reino – 19-25
O reino é para todos e o discurso da vigilância.
A última ceia, paixão, morte e alguns relatos sobre a ressurreição, estão
presentes na ultima parte, finalizando com o envio dos discípulos e a certeza
da sua presença constante, até os fins dos tempos (26-28).
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