Visitas desde JUNHO/2009

online
online

24 junho, 2016


O Estádio Major José Levy Sobrinho, também conhecido como Limeirão pelos habitantes da cidade de Limeira, desta vez, será o palco para os festejos do próximo dia 26 de junho, quando a Diocese de Limeira comemora seus 40 anos de existência. Neste dia, como forma de celebrar a data de sua instalação, haverá uma grande concentração diocesana nos arredores do estádio. A organização estima que mais de 10 mil pessoas são esperadas para o evento.
O presidente da comissão responsável pelas atividades do jubileu, Padre João Delmiglio, explicou que será instalada uma grande estrutura para receber as pessoas no Limeirão, com praça de alimentação, banheiros, ambulâncias e demais equipamentos de segurança.
Com início às 12h, a Concentração Diocesana contará com a apresentação de grupos musicais da região e dos jovens diocesanos. Depois, acontece o "Auto dos 40 anos", em honra ao Jubileu da Igreja de Limeira.
Mais tarde, às 14h30, ocorre a apresentação do grupo "Cantores de Deus", e às 16h, a Solene Celebração Eucarística.
Encerrada a missa, os fiéis presenciam o momento da coroação de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da diocese. Segundo o Padre Delmiglio, "este momento está sendo preparado com muito carinho pela comissão, e promete marcar este dia especial, que contará também com uma grande queima de fogos".  Para o bispo da Diocese de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, "este será um momento de reavivamento da fé e de render graças a Deus pela caminhada evangelizadora ao longo de sua história".
Ano Jubilar da Diocese de Limeira
O Ano Jubilar começou na Diocese em 20 de junho de 2015, com a Romaria Diocesana a Aparecida. A partir deste dia, a Igreja de Limeira recebeu a Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida que peregrinou por toda a cidade e que agora, encerra sua estada no dia 26 de junho.
Além disso, outras atividades foram realizadas até aqui, como a elaboração de um logo alusivo aos 40 anos; um subsídio para grupos de setores missionários, de rua e bíblicos; o hino jubilar e um hino a Nossa Senhora das Dores; e a exposição "Visões do Sagrado - Arte Sacra na Diocese de Limeira".
A mostra, aliás, trouxe ao público uma pequena parte do extenso acervo de obras de arte sacra dispersa pelo território da diocese.
A exposição pode ser conferida até o dia 2 de julho, no Espaço Cultural Engep, em Limeira.
Instalada em 25 de junho de 1976, a Igreja Particular de Limeira congrega 16 cidades em um território de quase 5 mil quilômetros quadrados.
História
No início da década de 1970, começou-se a pensar no desmembramento de uma parte da Arquidiocese de Campinas, onde o crescimento era rápido e tornava-se difícil à presença do pastor, o arcebispo metropolitano, junto a todas as comunidades.
Idealizou-se a criação de uma diocese na região norte da arquidiocese. Foi formada uma comissão composta de párocos da região norte da arquidiocese e presidida pelo Monsenhor Luís Pessoto, para estudar e encaminhar o assunto. Muitas reuniões foram feitas e a equipe responsável, assessorada por técnicos, promoveu um amplo levantamento sócio-econômico-religioso da região, visitando todas as paróquias e comunidades, produzindo um trabalho escrito de grande valor histórico, que, posteriormente, foi enviado a Santa Sé.
O então arcebispo de Campinas, Dom Antônio Maria Siqueira, na Assembléia dos Bispos do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici, município de Indaiatuba, em maio de 1974, pediu o parecer dos Bispos do estado de São Paulo, que foi favorável, por unanimidade, à criação da nova Diocese. O arcebispo escreveu, então, ao Papa Paulo VI, em 15 de agosto de 1975, nestes termos: Prostrados ante Vossa Santidade e implorando bênção, venho trazer o pedido de criação de uma nova Diocese, desmembrada da nossa Arquidiocese de Campinas, no estado de São Paulo.
No dia 29 de abril de 1976, Sua Santidade o Papa Paulo VI, atendendo o pedido criou através da Bula Pontifícia "De Superna", a Diocese de Limeira, no Estado de São Paulo, Brasil, com território desmembrado da Arquidiocese de Campinas e da Diocese de Piracicaba.
Sua instalação aconteceu no dia 25 de junho de 1976, em cerimônia memorável, com solene celebração eucarística, presidida por Dom Carmine Rocco, na época Núncio Apostólico no Brasil, com a participação marcante de bispos,sacerdotes, religiosos, religiosas e grande presença de fiéis.
Nesta missa, foi também ordenado e empossado o primeiro Bispo de Limeira, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSsR.
Divisão territorial
A Diocese de Limeira é composta por 82 paróquias e mais de 300 comunidades e está presente em 16 municípios segmentados em regiões:
Região Pastoral Norte:
Região Pastoral Centro-Norte:
Região Episcopal Centro:
Região Pastoral Sul:
Região Pastoral Leste:

Fontes:
www.wikipedia.org
Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/80071-Bispado-de-Limeira--SP--festeja-seus-40-anos-com-a-presenca-da-Imagem-de-Aparecida#ixzz4CW3wKE2x

Nenhum comentário:

Postar um comentário