Visitas desde JUNHO/2009

online
online

13 novembro, 2012

Novena de Natal -  4º encontro – Mt 1, 18-24
Jesus, José e Maria, a Família de Nazaré
Jesus, Maria e José formam a Sagrada Família de Nazaré. “Deus enviou ao mundo o seu filho, Jesus, mas, para formar-lhe um corpo, quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda eternidade, Deus escolheu, para ser a mãe de seu filho, uma mulher de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, uma virgem desposada com um homem, da casa de Davi, chamado José. E o nome da virgem era Maria ( cf. Lc 1, 26-27). Maria vivia ocultamente com seus pais na aldeia de Nazaré. Inspirada por Deus, Maria tinha oferecido a Ele a sua virgindade. Era uma moça simples e temente a Deus. Ainda que tivesse feito o voto de virgindade, Maria estava prometida a um artesão, carpinteiro, chamado José. A bíblia nos apresenta José como um homem justo. Na conotação hebraica a palavra justo significa um homem cheio de todas as virtudes. Mesmo considerando o voto feito por Maria, José a acolheu como esposa. !
"São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, empenhaste toda vossa vida no perfeito comprimento de vosso dever, vós mantiveste a Sagrada Família com o trabalho de vossas mãos. Protegei bondosamente aos que recorrem confiadamente a vós. Vós conheceis nossas aspirações e nossas esperanças”.
José, iluminado pelo anjo, em sonho, aceitou a vontade divina e se tornou o pai adotivo de Jesus, protegendo-o em todas as dificuldades, desde a desconfiança dos vizinhos, pela gravidez de sua esposa, a viagem até Belém, a fuga para o Egito, o retorno à sua terra natal, o encontro de Jesus no templo com os doutores da lei e tantas outras necessidades.
Amor, dedicação, fidelidade, compreensão, companheirismo, perdão, proteção, amizade, oração conjunta, participação na vida da comunidade, dedicação e atenção aos filhos são algumas das características e virtudes que mantém a família cristã unida.
Queremos pedir que as nossas famílias tenham a força suficiente para superar as suas dificuldades. Diante dos desafios da infidelidade, da falta de fé, da indiferença religiosa, da destruição dos valores cristãos que atingem as pessoas precisamos contar com a graça divina.
Por que, Senhor, as pessoas se afastam tanto da sua mensagem ?
Queremos viver os mesmos sentimentos de Jesus e recuperar as coisas simples da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário