Visitas desde JUNHO/2009

online
online

25 novembro, 2012

25/novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue
Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, e na última semana desse mês os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações. Portanto, a criação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue vem oficializar e ampliar uma prática já legitimada pela sociedade. Esse esforço pelo aumento das doações ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.
O Brasil pretende atingir a meta de ter entre 3% e 5% da população doando sangue anualmente. Essa é a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país manter os estoques regularizados. Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano.
Para atingir essa meta, são propostas ações informativas voltadas para os diversos segmentos da sociedade, buscando fomentar a atividade de doação de sangue; campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue;  processos educativos direcionados às crianças e adolescentes, difundindo conceitos de solidariedade e cidadania, relativos à atividade de doar sangue. Também outras atividades informativas e educativas que demonstrem para a população os inúmeros benefícios do ato de doação de sangue.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário