Visitas desde JUNHO/2009

online
online

25 dezembro, 2016

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

A liturgia deste dia nos convida a contemplar o amor de Deus, manifestado na encarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que Se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.  A primeira leitura anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim. O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança.

A segunda leitura apresenta, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projeto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher.  O Evangelho desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus. Sugere que a missão do Filho/”Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o Homem Novo, o homem da  vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.
Reflexão:
• A transformação da “Palavra” em “carne” (em menino do presépio de Belém) é a espantosa aventura de um Deus que ama até ao inimaginável e que, por amor, aceita revestir-Se da nossa fragilidade, a fim de nos dar vida em plenitude. Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor sem limites.
• Acolher a “Palavra” é deixar que Jesus nos  transforme, nos dê a vida plena, a fim de nos tornarmos, verdadeiramente, “filhos de Deus”. O presépio que hoje contemplamos é, apenas, um quadro bonito e terno ou uma provocação a acolher a “Palavra”, de forma a crescermos até à dimensão do homem novo?
• Hoje, como ontem, a “Palavra” continua  confrontando-se com os sistemas geradores de morte e  procurando eliminar, na origem, tudo o que rouba a vida e a felicidade do homem. Sensíveis à “Palavra”, mergulhados na mesma aventura de Jesus – a “Palavra” viva de Deus – como nos situamos diante de tudo aquilo que rouba a vida do homem? Podemos pactuar com a mentira, o oportunismo, a violência, a exploração dos pobres, a miséria, as limitações aos direitos e à dignidade do homem?
• Jesus (esse menino do presépio) é para nós a “Palavra” suprema que dá sentido à nossa vida, ou deixamos que outras “palavras” nos condicionem e nos induzam a procurar a felicidade em caminhos de egoísmo, de alienação, de comodismo, de pecado? Quais são essas “palavras” que às vezes nos seduzem e nos afastam da “Palavra” eterna de Deus que ecoa no Evangelho que Jesus veio propor?
Deus dá a Palavra… Deus nos dá um presente extraordinário, dando o seu Filho. Deus nos dá a sua Palavra: porque uma boca humana exprime o pensamento de Deus, sabemos o que agrada a Deus. Deus nos dá a sua Luz: pondo os nossos passos nos passos de Cristo, estamos na verdade. Deus nos dá a sua Vida: o seu Filho veio fazer a sua morada em nós, nos oferecer “comungar” a sua vida. Deus nos dá o seu Nome: somos da sua família, somos os seus filhos. Que mistério! Não um mistério incompreensível, mas um mistério que descobrimos sem cessar e nos alegramos nele, pois é o mistério do Amor.
ORAÇÃO

Deus Nosso Pai, pela vinda do teu Filho Jesus ao nosso mundo, nos fizestes descobrir a Luz que dissipa as trevas, que ultrapassa os ódios e as discórdias, a Alegria que alivia toda a pena. Nós Te confiamos a nossa pobre terra, sacudida pelos barulhos da guerra. Que a Boa Nova de Natal console e inspire os povos oprimidos.
Jesus, Filho do Deus vivo, reflexo resplandecente da glória do Pai, Tu que levas todas as coisas pela tua Palavra poderosa, Tu que purificaste e reconciliaste a humanidade, nós Te bendizemos. Nos conserves simples e retos diante da tua face, nos torne atentos à tua Palavra e à dos profetas e apóstolos, que nos falam de Ti.
Jesus, Palavra de Deus, bendito sejas, porque a tua vinda iluminou a nossa terra com uma nova claridade e afastou as trevas da incerteza e do desencorajamento. Tu que habitaste entre nós e nos deste o poder de nos tornarmos filhos de Deus, reafirma em nós a fé do nosso batismo, nos torne atentos à tua presença.
Meditação para a semana. . .
Mensageiros…
Muitas mensagens atravessam o nosso espaço continuamente, portadoras de notícias de todo o gênero, que se perdem muitas vezes nas ilusões da comunicação. Discípulos de Cristo,  somos mensageiros da sua Boa Nova para o mundo.
Em que redes nos situamos para permitir que esta Boa Nova se espalhe a toda a terra? 
fonte:
www.dehonianos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário