23 de Abril- Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926,, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi transferida para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla,, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês. No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário Juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.
“ Ler sem pressa e sem obrigação, ler como quem passeia, um tanto ao acaso, na companhia de idéias e devaneios, antepassados ilustres e bons amigos. Não custa caro, não polui, não alastra a peste. A palavra impressa silencia a balbúrdia e o atropelo febril da metrópole. Ela faz de cada um de nós indistintamente, sem diferença de raça, idade, classe social ou credo, o herdeiro legítimo do maior patrimônio jamais construído pelo trabalho e pelo talento de todas as gerações passadas. A felicidade não se aprende nos livros, mas pode brotar deles. O texto semeia, a leitura insemina. Leia livros”
Fontes:
Folhinha do Coração de Jesus
Eduardo Glannetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário