Visitas desde JUNHO/2009

online
online

15 junho, 2012


Jornada Mundial de Oração pela SANTIFICAÇÃO DO CLERO


No dia 26 de março deste ano, o Papa Bento XVI encaminhou uma carta a todos os bispos das Arquidioceses e Dioceses do mundo, indicando a sexta-feira, 15 de junho - Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - como data oportuna para a celebração de uma Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero.
Apesar de especificar essa data, a carta oriunda do vaticano deixa livre as Dioceses para disporem outra data, caso seja mais conveniente, de acordo com as circunstâncias.

Ainda segundo a carta Congregatio Pro Clericis, encaminhada aos sacerdotes de todo o mundo, a expressão da Escritura “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação!” (1Ts. 4,3) refere-se de modo particular aos sacerdotes, que respondem não só ao convite de se santificarem, mas também de se tornarem “‘ministros da santificação’ para todos os irmãos”. O texto também aponta o “magnífico destino” dos sacerdotes: “não podemos santificar-nos sem trabalhar pela santificação dos nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santificação dos nossos irmãos sem que primeiro tenhamos trabalhado e ainda trabalhemos em nossa própria santificação”.           
O santo padre também propôs um exame de consciência aos sacerdotes, dirigindo-lhes, na carta, fragmentos bíblicos relacionados à missão, ao “zelo pela casa de Deus”, à Eucaristia, entre outras temáticas. Também são sugeridas leituras e textos para eventuais aprofundamentos ou celebrações, entre leituras bíblicas, leituras patrísticas (filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos padres da Igreja), leituras do Magistério da Igreja, e dos escritos dos Santos.

Oração pela Igreja e pelos Sacerdotes
“Ó meu Jesus, peço-vos por toda a Igreja; concedei-lhe o amor e a luz do Espírito Santo; dai força às palavras dos sacerdotes, de modo que rompam mesmo os corações mais endurecidos e os façam retornar a vós, ó Senhor. Senhor, dai-nos santos sacerdotes e vós mesmo conservai-os em santidade. Ó Divino e Sumo Sacerdote que o poder da vossa Misericórdia os acompanhe por onde andarem e os proteja contra as maquinações que o demônio não cessa de armar às almas de cada sacerdote. O poder de vossa Misericórdia, ó Senhor, destrua tudo o que poderá ofuscar a santidade do sacerdote, porque vós tudo podeis. Peço-vos, Jesus, abençoai com uma luz especial os sacerdotes com os quais me devo confessar durante minha vida. Amém”.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário