Visitas desde JUNHO/2009

online
online

19 junho, 2012

19/junho - São Romualdo
A meditação silenciosa acontece quando se unem indissoluvelmente a regra do calar e a viva ocupação do meditar. Uma sem a outra não basta para a nossa salvação. Em verdade o silêncio sem meditação é morte, sepultura de um homem ainda vivo. A meditação sem o silêncio é ineficaz, inútil. É como um homem agitando-se fechado em uma sepultura... Para que serve permanecer com a língua calada, se a vida ou a consciência estão em tempestade?  Essas palavras, registradas or Rodolfo, filho espiritual de São Romualdo, refletem algo da pessoa do fundador da congregação camaldolense da Ordem de São Bento.

São Romualdo, quem é?     
São Romualdo nasceu  em uma família nobre na cidade de Ravenna (Itália Centro Norte), aos 20 anos, ao fim de um doloroso processo de conversão interior,  tomou a decisão de tornar-se monge na abadia beneditina de Santo Apolinário.
São Romualdo anseia de todo coração à intimidade com Cristo na contemplação, alimentada pela meditação fiel  da palavra, pela  oração contínua dos salmos, pela eucaristia e por uma vida ascética de purificação interior, e ao mesmo tempo se empenha pela reforma espiritual da vida dos sacerdotes, dos monges e dos leigos, alternando vida solidária no eremitério e peregrinação incansável pelas estradas do mundo.
São Romualdo estabeleceu várias comunidades, o que posteriormente constituiria a Congregação Camaldolense da Ordem dos Camaldulenses (nome derivado do local onde foi fundado um dos eremitérios, Camaldoli, que se tornou a casa-mãe da família religiosa).
Morreu aos 75 anos de idade e sua canonização deu-se em 1595.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário