Visitas desde JUNHO/2009

online
online

28 junho, 2012

Em cerimônia carinhosamente preparada pelas incansáveis catequistas e zeladoras, neste dia 27 de junho de 2012, na Matriz São Benendito, Limeira-SP, com a presença do Padre Marcos Ramalho, Monsenhor Gustavo, Diácono Pedro, zeladoras(es), catequizandos e fiéis devotos, juntos, celebramos o encerramento do mes de junho- Mês dedicado ao Coração de Jesus.


outras fotos em:



27 junho, 2012

27/junho – São Cirilo de Alexandria
Cirilo ( Egito, 370-444) foi patriarca de Alexandria no Egito.  Grande teólogo e profundo conhecedor do mistério de Cristo, presidiu o Concilio de Éfeso ( 431), que definiu a maternidade divina de Maria.
Cirilo nasceu no ano de 370, no Egito. Era sobrinho de Teófilo, bispo de Alexandria, e substituiu o tio na importante diocese do Oriente de 412 até 444, quando faleceu aos setenta e quatro anos de idade.
Foram trinta e dois anos de episcopado, durante os quais exerceu forte liderança na Igreja, devido à rara associação de um acurado e profundo conhecimento teológico e de uma humildade e simplicidade próprias do pastor de almas. Deixou muitos escritos e firmou a posição da Igreja no Oriente. Primeiro, resolveu o problema com os judeus que habitavam a cidade: ou deixavam de atacar a religião católica ou deviam mudar-se da cidade. Depois, foi fechando as igrejas onde não se professava o verdadeiro cristianismo.
Mas sua grande obra foi mesmo a defesa do dogma de Maria, como a Mãe de Deus. Ele se opôs e combateu Nestório, patriarca de Constantinopla, que professava ser Maria apenas a mãe do homem Jesus e não de Um que é Deus, da Santíssima Trindade, como está no Evangelho. Por esse erro de pregação, Cirilo escreveu ao papa Celestino, o qual organizou vários sínodos e concílios, onde o tema foi exaustivamente discutido. Em todos, esse papa se fez representar por Cirilo.
O mais importante deles talvez tenha sido o Concilio de Éfeso, em 431, no qual se concluiu o assunto com a condenação dos erros de Nestório e a proclamação da maternidade divina de Nossa Senhora. Além, é claro, de considerar hereges os bispos que não aceitavam a santidade de Maria.
Logo em seguida, todos eles, ainda liderados por Nestório, que continuaram pregando a tal heresia, foram excomungados. Contudo as idéias "nestorianas" ainda tiveram seguidores, até pouco tempo atrás, no Oriente. Somente nos tempos modernos elas deixaram de existir e todos acabaram voltando para o seio da Igreja Católica e para os braços de sua eterna rainha: Maria, a Santíssima Mãe de Deus.
Cultuado na mesma data por toda a Igreja Católica, do Oriente e do Ocidente, são Cirilo de Alexandria, célebre Padre da Igreja, bispo e confessor, recebeu o título de doutor da Igreja treze séculos após sua morte, durante o pontificado do papa Leão XIII.

Fontes:
Liturgia Diária Paulus

26 junho, 2012

27/junho - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Católicos de todo o mundo celebram amanhã, 27 de junho,  o dia dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino

Assim o Ícone (“eikon”, palavra grega cuja tradução é imagem) de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO que normalmente conhecemos, é desse tipo: tradicional bizantino ligeiramente modificado pelo medieval estilo “Kardiotissa”. Nele observamos a VIRGEM MARIA segurando o MENINO JESUS aos braços, e ELE, com uma expressão de expectativa um pouco assustado, segurando fortemente com as duas pequenas mãos, o polegar direito de sua MÃE, e olhando na direção do Arcanjo Gabriel. O Arcanjo Gabriel está com a Cruz da Redenção e a esquerda da VIRGEM MARIA, está o Arcanjo São Miguel com os instrumentos da Paixão do SENHOR: a lança, o cravo de ferro, balde e a cana (vara de hissopo) com a esponja molhada no vinagre (conforme Jo 19, 29). Como uma criança assustada diante daqueles terríveis instrumentos de Sua Paixão, ELE deve ter se movimentado nos braços da MÃE e involuntariamente soltado de seu pé direito a sandália, que está dependurada. A face de NOSSA SENHORA é séria e triste, olhando em nossa direção, nos mostrando o seu pequenino e amoroso FILHO, e ao redor, os instrumentos da sua abominável flagelação e crucificação, suscitando nossa piedade e devoção, e nos convidando a lembrar sempre os motivos do sofrimento e das dores de JESUS para Redimir a Humanidade de todas as gerações. Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes

Fontes:
WEB

21 junho, 2012

 

Semana do Migrante discute o direito à saúde conforme CF2012

De 17 a 24 de junho, o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), está vivenciando a 27ª Semana do Migrante, com o tema “Migração e Saúde”, e o lema “Conquistar Direitos é defender a Saúde”. Inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, a Semana do Migrante quer motivar as comunidades cristãs e amplos setores da sociedade civil a refletirem, celebrarem e se mobilizarem sobre o direito à saúde de diferentes categorias de milhares de migrantes.
Frequentemente ignorados e vivendo com frequência nos espaços segregados das nossas cidades, trabalhando e morando em condições insalubres, os migrantes são vítimas potenciais de várias doenças. Nas periferias das cidades são atingidos pelos problemas de saneamento básico, e convivem com a precariedade do atendimento público à saúde. Os trabalhadores rurais temporários, no isolamento das fazendas, sob um trabalho estafante, sofrem com o descaso dos seus empregadores, que em vários casos os leva à morte ou à invalidez precoce.
Os imigrantes hispano-americanos, nas grandes metrópoles, clandestinos em sua maioria, são vítimas de doenças respiratórias como a tuberculose. Mais grave é a situação em que se encontram os membros mais frágeis das famílias migrantes, as mulheres, os idosos e as crianças.
O presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, destaca que para viver com intensidade a temática proposta pela Semana do Migrante, temos que ter “diante dos olhos e do coração a atitude do Bom Samaritano que nos mostra a importância de cuidar da vida mais frágil, em situação de vulnerabilidade, machucada, abandonada à beira do caminho, e sermos agraciados com a alegre descoberta de que Cristo está presente neles e nos diz: ‘Fui estrangeiro e me acolheste’ (Mt 25, 35)”.
“Frente a essa realidade é que surge o clamor pelo respeito dos direitos fundamentais de toda pessoa humana, também dos migrantes, deslocados e estrangeiros, que vivem e trabalham precariamente em nosso país. O atendimento da saúde do migrante é uma expressão de fraternidade para com aqueles que são diferentes de nós, mas gozam da mesma dignidade de filhos de Deus”, destacou a secretária executiva do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, irmã Claudina Scapini.
Fonte:

19 junho, 2012

19/junho - São Romualdo
A meditação silenciosa acontece quando se unem indissoluvelmente a regra do calar e a viva ocupação do meditar. Uma sem a outra não basta para a nossa salvação. Em verdade o silêncio sem meditação é morte, sepultura de um homem ainda vivo. A meditação sem o silêncio é ineficaz, inútil. É como um homem agitando-se fechado em uma sepultura... Para que serve permanecer com a língua calada, se a vida ou a consciência estão em tempestade?  Essas palavras, registradas or Rodolfo, filho espiritual de São Romualdo, refletem algo da pessoa do fundador da congregação camaldolense da Ordem de São Bento.

São Romualdo, quem é?     
São Romualdo nasceu  em uma família nobre na cidade de Ravenna (Itália Centro Norte), aos 20 anos, ao fim de um doloroso processo de conversão interior,  tomou a decisão de tornar-se monge na abadia beneditina de Santo Apolinário.
São Romualdo anseia de todo coração à intimidade com Cristo na contemplação, alimentada pela meditação fiel  da palavra, pela  oração contínua dos salmos, pela eucaristia e por uma vida ascética de purificação interior, e ao mesmo tempo se empenha pela reforma espiritual da vida dos sacerdotes, dos monges e dos leigos, alternando vida solidária no eremitério e peregrinação incansável pelas estradas do mundo.
São Romualdo estabeleceu várias comunidades, o que posteriormente constituiria a Congregação Camaldolense da Ordem dos Camaldulenses (nome derivado do local onde foi fundado um dos eremitérios, Camaldoli, que se tornou a casa-mãe da família religiosa).
Morreu aos 75 anos de idade e sua canonização deu-se em 1595.
Fontes:

17 junho, 2012

Na manhã deste domingo, 17/junho/2012, na Matriz de São Sebastião- Limeira-SP, as Zeladoras e Zeladores  do Apostolado da Oração de nossa cidade, se reuniram para a participação em missa presidida pelo padre Alexander Luiz Dezotti e também logo após a celebração, participaram de uma formação e confraternização.
Nossa paróquia mais uma vez, esteve muito bem representada por nossas estimadas e exemplares zeladoras.
Na certeza de que o Coração de Jesus, continuará  derramando graças e bençãos à todos (as) zeladores (as) de fita e fato, parabenizamos a todos(as) e também agradecemos o apoio e incentivo dispensado por nossos párocos, especialmente ao monsenhor Gustavo e padre Marcos.

Veja mais fotos clicando no link abaixo:


15 junho, 2012


Neste dia 15/junho/2012, na Matriz São Benedito, nossas  Zeladoras do APOSTOLADO DA ORAÇÃO, participam da Celebração da Solenidade do Coração de Jesus.

Outras fotos no link abaixo:


Jornada Mundial de Oração pela SANTIFICAÇÃO DO CLERO


No dia 26 de março deste ano, o Papa Bento XVI encaminhou uma carta a todos os bispos das Arquidioceses e Dioceses do mundo, indicando a sexta-feira, 15 de junho - Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - como data oportuna para a celebração de uma Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero.
Apesar de especificar essa data, a carta oriunda do vaticano deixa livre as Dioceses para disporem outra data, caso seja mais conveniente, de acordo com as circunstâncias.

Ainda segundo a carta Congregatio Pro Clericis, encaminhada aos sacerdotes de todo o mundo, a expressão da Escritura “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação!” (1Ts. 4,3) refere-se de modo particular aos sacerdotes, que respondem não só ao convite de se santificarem, mas também de se tornarem “‘ministros da santificação’ para todos os irmãos”. O texto também aponta o “magnífico destino” dos sacerdotes: “não podemos santificar-nos sem trabalhar pela santificação dos nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santificação dos nossos irmãos sem que primeiro tenhamos trabalhado e ainda trabalhemos em nossa própria santificação”.           
O santo padre também propôs um exame de consciência aos sacerdotes, dirigindo-lhes, na carta, fragmentos bíblicos relacionados à missão, ao “zelo pela casa de Deus”, à Eucaristia, entre outras temáticas. Também são sugeridas leituras e textos para eventuais aprofundamentos ou celebrações, entre leituras bíblicas, leituras patrísticas (filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos padres da Igreja), leituras do Magistério da Igreja, e dos escritos dos Santos.

Oração pela Igreja e pelos Sacerdotes
“Ó meu Jesus, peço-vos por toda a Igreja; concedei-lhe o amor e a luz do Espírito Santo; dai força às palavras dos sacerdotes, de modo que rompam mesmo os corações mais endurecidos e os façam retornar a vós, ó Senhor. Senhor, dai-nos santos sacerdotes e vós mesmo conservai-os em santidade. Ó Divino e Sumo Sacerdote que o poder da vossa Misericórdia os acompanhe por onde andarem e os proteja contra as maquinações que o demônio não cessa de armar às almas de cada sacerdote. O poder de vossa Misericórdia, ó Senhor, destrua tudo o que poderá ofuscar a santidade do sacerdote, porque vós tudo podeis. Peço-vos, Jesus, abençoai com uma luz especial os sacerdotes com os quais me devo confessar durante minha vida. Amém”.

Fonte:
O coração de Jesus sempre esteve pronto a nos amar até o esgotamento, derramando sangue e água, símbolo do Espírito que dá a vida.

07 junho, 2012

Celebração do Corpus Christi

Na manhã deste dia 07/junho/2012, fiéis da Paróquia São Benedito e Catedral Nossa Senhora das Dores, participaram da missa e procissão de Corpus Christi

      Mais fotos  no link abaixo:

http://corpus-christi-psb.blogspot.com


ouça a homilia do padre Marcos

05 junho, 2012

Dia 30/maio/2012,  sob a coordenação das dedicadas catequistas, nossas crianças mais uma vez emocionaram a todos com a COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
Mais fotos no link abaixo


05/junho – São Bonifácio – Bispo e Mártir


Bonifácio ( Inglaterra, 563-754), monge beneditino, é considerado evangelizador e apóstolo da Alemanha. Dedicou-se à criação de mosteiros, dioceses e igrejas, fazendo jus ao seu nome, cujo significado é: “ o que realiza boas ações”.

01 junho, 2012

JUNHO É O MÊS DEDICADO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

ESSA DEVOÇÃO SURGIU QUANDO SANTA MARGARIDA MARIA ALACOCQUE TORNOU-SE A PRIMEIRA MENSAGEIRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, NUM TEMPO EM QUE O POVO ESTAVA AFASTADO DOS SACRAMENTOS E DAS EXPERIÊNCIAS CONCRETAS COM O AMOR DE DEUS
PAPA LEÃO XIII CONSAGROU O MUNDO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, ASSIM COMO VÁRIOS OUTROS PAPAS QUE MANIFESTARAM-SE A FAVOR DESSA DEVOÇÃO.
SENHOR JESUS, NESTA FESTA TÃO LINDA E TÃO IMPORTANTE, CONSAGRAMOS TODAS AS NOSSAS CRIANÇAS AO TEU SAGRADO CORAÇÃO!

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, TEMOS CONFIANÇA EM VÓS

01/junho - 1ª Sexta-feira do Mes- Devoção ao Sagrado Coração de Jesus