Visitas desde JUNHO/2009

online
online

18 junho, 2011

SANTÍSSIMA TRINDADE

19/junho /2011– Santíssima Trindade

Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém ( AP 1,8)


 15 dias atrás celebramos a festa da glorificação do Filho– Ascensão de Jesus ao Céu -  (a 2ª Pessoa);
Há 08 dias celebramos a festa da descida do Espírito Santo– Pentecostes -(a festa da 3ª Pessoa);
E hoje celebramos o Domingo da Santíssima Trindade – Queremos hoje contemplar a Deus como uno na diversidade de três pessoas. – O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Esta festa não é essencialmente um convite a decifrar ou interpretar o “mistério” que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”, mas deverá ser uma oportunidade para contemplar o nosso Deus, que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor que é ELE próprio.
Não é fácil falar de Deus… pela grandeza que Ele tem e pela nossa pequenez! Jamais poderemos interpretar toda a densidade e profundidade deste mistério que é Deus uno e trino; no entanto, podemos e deveremos, procurar crescer no seu conhecimento. Só conheceremos e entenderemos Deus na medida em que pessoalmente o quisermos levar para o nosso dia a dia.
Para termos acesso a essa intimidade com Deus temos como auxílio especial a Sagrada Escritura que nos revela quem é Deus em Jesus Cristo, hoje presente no Espírito Santo.
A Santíssima Trindade é como o fogo que queima, que ilumina e que aquece, sendo apenas fogo. É sempre apenas uma coisa – fogo – mas manifesta-se de diversas formas… assim Deus também… é sempre Deus – mas manifesta-se como Pai Criador, como Filho Redentor/Salvador, como Espírito, auxiliador!
Adoremos – a Santíssima Trindade e o amor infinito que esta tem por cada um de nós.
Amemos – a Trindade que primeiro nos amou e constantemente permanece em nós.
Imitemos – a Trindade e vivamos para amar e em comunhão com todos.
Sejamos reflexos da Trindade, isto é, sejamos sinais de comunhão, de partilha, de esperança para este mundo tão  dividido, individualista e sem esperança.
Tudo o que somos e temos manifesta o projeto de amor do Pai, que deseja a vida e a felicidade para toda a humanidade. Nós nos tornamos sempre criaturas novas pela fé, capazes para viver a paz e a esperança, enfrentando as dificuldades e as tribulações.
Temos que experimentar um Deus amor e comunhão com um projeto de libertação, de ternura, de compassividade e capacidade para ir ao encontro do outro e lhe prestar ajuda nas horas mais difíceis. É atitude de compaixão com doação sem medida.


Esta história é muito conhecida, mas nunca perde o seu sabor.
 Santo Agostinho estava na praia meditando sobre o mistério da Ssma. Trindade, e tentando descobrir um pouco da sua profundeza.
De reprente aparece um menino com uma conchinha, faz um buraco na areia e começa a trazer água do mar, despejando-a naquele buraquinho. Agostinho, teólogo profundo e santo, suspende a reflexão e fica observando o menino:
- Menino, o que você está querendo?
- Quero colocar toda a água do mar neste buraquinho.
- Que idéia! Nunca vai conseguir...
- O senhor também nunca vai conseguir colocar o mistério da Ssma. Trindade dentro da sua cabeça. E desapareceu. Santo Agostinho entendeu tudo. E começou a rezar, humildemente.
O homem é infinitamente pequeno e  Deus é infinitamente grande!
Quão inescrutáveis são os juízos de Deus e quão indescritíveis suas maravilhas


Fontes:
WWW:CNBB.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário