Visitas desde JUNHO/2009

online
online

29 novembro, 2013

Como viver o Tempo do Advento
O ano está quase terminando em nosso calendário, porém, na Igreja Católica, o ano litúrgico se encerra já neste final de semana. A partir de domingo,1, inicia-se um novo Tempo Litúrgico, o Advento, com uma espiritualidade em torno da expectativa do Cristo Salvador que nasce no Natal. Nesta data, a Igreja celebra a encarnação do Filho de Deus e Seu nascimento entre os homens. 
A idéia deste tempo é colocar na mente e no coração de cada fiel uma expectativa para Aquele que vem. Uma celebração dos fiéis da primeira vinda de Cristo, o Natal, e uma preparação para a Sua segunda vinda, no sentido escatológico (finais dos tempos). 

A palavra Advento vem do latim adventus, que significa vinda. Nesta perspectiva, no primeiro tempo do calendário litúrgico católico, a Igreja conduz os fiéis em três etapas.
O 1º domingo do Advento orienta para a vinda de Jesus no final dos tempos; no 2º e no 3º domingo, a Igreja se centra na figura de João Batista e exorta os fiéis para a vivência da paciência e da alegria pela proximidade do Cristo que vem e, por fim, no 4º domingo, a Igreja se centra no mistério da encarnação no seio da Virgem Maria, onde a preparação é bem mais imediata para o Natal do Senhor. 

Como a família e os jovens podem viver o Advento? 
A liturgia da Igreja não deve ser somente celebrada, mas também vivida, logo o fiel católico deve fazer com que a sua vida cotidiana ande no mesmo compasso daquilo que se celebra na liturgia. 
“A Igreja nos permite, dando alguns subsídios para que nós possamos impregnar nossa vida com este sentido litúrgico através de pequenos meios que podemos utilizar. Por exemplo, a família pode preparar um presépio em casa, num lugar bem visível, onde os familiares possam sempre lembrar que, vendo a manjedoura ainda vazia, esperando Jesus, nosso coração deve estar sempre preparado para acolher o Filho de Deus,”
Além do presépio, a família pode compor uma árvore de Natal, ou até fazer um calendário para o Advento onde os fiéis podem escrever, em todos os dias, pequenas penitências para se realizar ao longo do dia, ou ainda  a  celebração da Novena de Natal em família, quando os jovens podem convidar os amigos que estão mais afastados da Igreja para que, este momento de oração em preparação da vinda do Senhor, seja para eles ocasião de conversão e mudança de vida
Um tempo de renovar as esperanças
O católico é convidado, de modo especial neste tempo, a renovar as esperanças. Apesar das situações adversas, muitas vezes duras e tristes que o cerca, o fiel é chamado a esperar mesmo quando não há motivos para ter esperança, pautando sua vida na Palavra de Deus. 
Vivemos em um tempo de profundo pessimismo, em que as estruturas humanas parecem que não nos dão mais razões de esperança futura. A nossa alegria, a nossa esperança,  a razão da nossa fé não se encontram nas situações humanas circunstanciais que nos cercam, mas se encontram alimentadas na Palavra de Deus. E, porque este  mesmo Deus não muda sua palavra, porque a Palavra de Deus é eficaz, porque Deus não frustra, nós podemos manter, apesar  de toda aparência que nos enche de pessimismo, uma alegria e um otimismo profundo que deve caracterizar a vida do cristão.
Vivendo esta esperança na Providência Divina,  o cristão não é uma pessoa ingênua e ao mesmo tempo não é  pessimista. “É uma pessoa que tem um otimismo sobrenatural que não se baseia na tranqüilidade e no bem estar que o cerca, mas se baseia, mesmo diante das situações complicadas, na convicção de que o Senhor triunfará.

fonte:
www.cancaonova.com.bnr

Padre Marcos, com os Formandos de 2013- Curso de Formação ao Catequista —

fonte:
Facebook-Cristina Drago

28 novembro, 2013



Uma prece pela nossa querida TIANINHA, ela está sendo velada no Spazio Mantovani, anexo ao Recanto do Idosos Nossa Senhora do Rosário, Jardim Santo André, onde por muitos e muitos foi uma fiel voluntária. 

Tianinha, que deixa muita saudades e um exemplo de vida, exemplo de dedicação. Foi um privilégio usufruir de sua amizade sincera, e que Deus em sua infinita bondade a acolha em seus braços.

27 novembro, 2013

27/11 Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

Na Capela das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, a humilde Irmã Catarina Labouré, impressionava pelo fervor com que rezava. Em 1830, ela foi agraciada com um ciclo de aparições da Santíssima Virgem. 
A primeira ocorreu na noite de18 junho, quando na sua cela veio um Anjo e a conduziu à capela onde conversou mais de duas horas com Nossa Senhora, que no final lhe disse: "Voltarei, minha filha, porque tenho uma missão para te confiar". No dia 27 de novembro de 1830 a Virgem voltou a aparecer e "entregou" a Medalha Milagrosa à Irmã Catarina. Esta aparição se deu em três fases, como descreveu a  vidente.
A Santíssima Virgem apareceu ereta sobre um globo pisando uma serpente. Entre as mãos tinha um globo menor com uma pequena cruz em cima, mantido na altura do coração, num gesto materno de súplica oferecia-o a Deus. Numa fração de segundo o globo desaparecera e suas mãos se estenderam suavemente para baixo. Os dedos pareciam estar cheios de anéis com pedras preciosas, de todos os tamanhos, pois emitiam brilhantes raios de luz. 
Irmã Catarina, então, ouviu uma voz que lhe disse: "Este globo representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das graças que eu concedo a toda pessoa que vem me pedir...". Neste exato instante um quadro oval se formou em volta da Virgem e em letras douradas se lia: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Outra vez Irmã Catarina ouviu a voz que lhe disse: "Faça cunhar uma medalha com este modelo; as pessoas que a portarem receberão grandes graças; as graças serão mais abundantes para as pessoas que a portarem com confiança e fé". E a Virgem desapareceu. No mês seguinte, durante suas orações na capela, teve a visão do outro lado medalha. 
Em 1832, o Bispo de Paris autorizou a cunhagem da medalha, cuja primeira tiragem passou pela aprovação da Irmã Catarina Labouré. E assim se espalhou pelo mundo inteiro. A devoção operou graças para a cura dos males do corpo e da alma, além de muitas conversões. Por isso, os fiéis lhe deram o título de "Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa" ou apenas "Nossa Senhora da Medalha Milagrosa".
O dia 27 de novembro foi escolhido para celebrar sua festa.
Em muitos lugares do mundo, Nossa Senhora das Graças acabou sendo cultuada como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Inclusive no Brasil, onde inúmeras paróquias dedicadas à Virgem das Graças passaram a festejar a Virgem da Medalha Milagrosa como co-padroeira, tamanha a devoção expressada pelo povo. 
fonte:
www.paulinas.org.br

25 novembro, 2013

Ato de carinho com o próximo, atuando na sobrevida e no auxílio ao tratamento de várias doenças, doar sangue é um simples gesto que pode salvar muitas vidas. Para celebrar a data e destacar a importância da atitude, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta segunda-feira, 25 de novembro. 

Em novembro, o Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doar sangue no Brasil, aumentando em dois milhões o público potencial de doadores. No ano passado, o setor já havia reduzido a idade mínima para doação de 18 para 16 anos.  
Segundo dados, atualmente são coletadas 3,6 milhões de bolsas por ano no país, o que corresponde ao índice de 1,8%. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para chegar ao índice de 3%. Para isso é preciso intensificar o hábito de doar sangue. 
Para o Dr Pedro Milhomem, médico do Instituto Corpore em Ribeirão Preto, falta a conscientização das pessoas para realizarem mais doações. “Muitos não sabem a quantidade de vidas salvas por meio da doação de sangue e dos benefícios em doar. A grande maioria lembra apenas quando um amigo ou parente está precisando”, alerta.
O processo da doação é simples e pode ser feito nos hemocentros e núcleos de hemoterapia distribuídos em todo o país. Entre as condições para uma pessoa doar sangue é preciso ser maior de idade, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e não ter doado há menos de três meses, no caso das mulheres, e dois meses, no caso dos homens, além de apresentar documento de identificação com foto. De acordo com Milhomem, há algumas restrições na doação. “Não podem doar pessoas que estejam com febre, tenham doenças graves como HIV positivo, hepatite ou malária, sangramentos no último mês ou que tenham realizado cirurgia de grande porte, tatuagem há pouco tempo ou relação sexual desprotegida”, explica.
fonte:
www.bemparana.com.br

24 novembro, 2013

Ouçamos a homilia do padre Marcos Daniel Ramalho, nesta Solenidade de Cristo Rei
24/novembro/2013

20 novembro, 2013

Mensagem da Pastoral Afro-brasileira para
celebração do Dia da Consciência Negra
Em 20 de novembro, o Brasil recorda a memória de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra na luta pela libertação. Desde 1978, o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial batizou a data como o Dia Nacional da Consciência Negra em substituição ao 13 de Maio, que é considerado como o Dia das Raças.
Para colaborar com a reflexão nesta data, a Pastoral Afro-brasileira da CNBB divulgou uma mensagem, na qual recorda os desafios e a luta contra a escravidão moderna, e em prol da cidadania dos afrodescendentes.
A seguir, a íntegra do texto:
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
Aos poucos os eventos gaúchos atraíram a atenção da mídia nacional e de grupos negros de outros Estados, que também passaram a adotar o 20 de novembro. Finalmente, em 1978, o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial adotou a data, batizando-a de Dia Nacional da Consciência Negra. Mais recentemente os poderes públicos abraçaram a ideia, dando origem ao feriado de amanhã, celebrado em muitas cidades do País. Em uma dissertação de mestrado apresentada no programa de pós-graduação em história da PUC de Porto Alegre, o jornalista negro Deivison Moacir Cezar de Campos sugere que os rapazes do Palmares foram subversivos. Porque fizeram um contraponto ao discurso oficial do regime militar, que exaltava as igualdades proporcionadas pela democracia racial e via no debate sobre o tema um fator de distúrbio. “Eles buscavam o reconhecimento das diferenças étnicas e das condições desiguais de acesso à cidadania e a integração socioeconômica”, diz a tese. E mais: “Colocaram-se contra o oficialismo ao defenderem a substituição de 13 de Maio, o Dia das Raças, pelo 20 de Novembro, Dia do Negro; ao proporem uma revisão da historiografia; ao afirmarem um herói não reconhecido.” Hoje, muitas conquistas das comunidades negras estão presentes em nossa sociedade. Existem desafios que vamos enfrentando com participação de grupos organizados ou não. A Pastoral Afro-brasileira, presente em todo o Brasil, celebra mas também está empenhada em enfrentar os desafios presentes no mundo. A Escravidão hoje atinge 29 milhões de trabalhadores em todo o mundo. Um relatório recém-divulgado pela fundação Walk Free aponta que 29 milhões de pessoas no mundo ainda trabalham sob o regime de escravidão. Para o cientista político Leonardo Sakamoto, que é coordenador da ONG Repórter Brasil e membro da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, a escravidão ocorre quando a dignidade ou a liberdade são aviltadas. Condição degradante é aquela que rompe o limite da dignidade. São negadas a essas pessoas condições mínimas mais fundamentais, colocando em risco a saúde e a vida. A Mauritânia ocupa o primeiro lugar do ranking de escravidão global, que analisou 162 países e leva em consideração o casamento infantil e os níveis de tráfico humano. Haiti, Paquistão e Índia vêm em seguida. No Brasil, 125 anos após a abolição da escravatura, milhares de pessoas ainda são submetidas a trabalhos em situação degradante. No entanto, há avanço na erradicação da prática. A primeira política de contenção do trabalho escravo é de 1995 e, de lá para cá, 45 mil pessoas foram libertadas de locais onde havia exploração desumana da mão de obra. Tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional para endurecer a lei. É a PEC do Trabalho Escravo e prevê o confisco de imóveis em que o trabalho escravo for encontrado e sua destinação para reforma agrária ou para o uso habitacional urbano. Lucrativa, a escravidão moderna movimenta mais de US$ 32 bilhões, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Estimativas da OIT também apontam que há 5,5 milhões de crianças escravas no mundo. Como muito bem falou o Papa João Paulo II, aos afro-americanos, em 1992, em Santo Domingo: "A estima e o cultivo dos vossos valores Afro-americanos, enriquecerão infalivelmente a Igreja." Em outras palavras, a novidade que a Igreja quer e merece é a inclusão em sua Ação Evangelizadora, das riquezas culturais e espirituais que emanam do Patrimônio africano e afro-descendente. O processo de Cidadania do povo negro é uma dimensão essencial da vida e da Missão da Nossa Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Católica no Brasil, fiel à missão de Jesus Cristo, está presente nesses importantes acontecimentos por meio de seus representantes e de suas orações. Exorta a todo o Povo de Deus a colocar-se a serviço da vida e da esperança, "acolher, com abertura de espírito as justas reivindicações de movimentos - indígenas, da consciência negra, das mulheres e outros - (...) e empenhar-se na defesa das diferenças culturais, com especial atenção às populações afro-brasileiras e indígenas" (CNBB, Doc. 65, nº 59).
Pastoral Afro-brasileira da CNBB

18 novembro, 2013

Ouça a homilia do padre Marcos Daniel Ramalho
17/11/2013

10 novembro, 2013

10/novembro/2013 - 1ª Eucaristia



Outras fotos:

http://catequesesaobenedito.blogspot.com

08 novembro, 2013

Novena de Natal - 2º encontro – Mt 1,18-25

“Não tenhas medo de receber Maria, tua esposa”

José e Maria foram as pessoas mais próximas do Menino Jesus. Com certeza muitas vezes Jesus olhou para José e o chamou de pai. São José foi chamado por Deus para cuidar de Jesus. Deus o escolheu por ele ser uma pessoa justa. O Papa emérito Bento XVI diz que o salmo 1, apresenta a imagem de quem é o justo e diz também que o “adjetivo ‘justo’ resume toda a espiritualidade do Antigo Testamento. Os justos são pessoas que vivem orientadas pela Palavra de Deus”.
Oração
Senhor Jesus Cristo, faz entrar em nossas casas, a alegria serena, a caridade benevolente, a saúde duradoura. Retire toda inveja, ciúme e discórdia. Senhor, manifesta o poder do teu Santo Nome e abençoa nossas casas. Tu que és Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte:
Novena de Natal
CNBB – Regional Sul 2


04 novembro, 2013

Hoje, 04/11/2013, após a missa das 19h15, na Matriz São Benedito, com padre Marcos Ramalho:

 Reflexão/Estudo sobre o Ano da Fé

03 novembro, 2013

03/novembro/2013 – Todos os Santos ( Mt 5,1-12a)

As bem-aventuranças falam de Deus. Ele é pobre, manso, puro, misericordioso. Ele tem fome e sede de justiça e não descansa enquanto não instaurar, nesta terá, o seu Reino de Justiça e paz. E Ele também é perseguido, caluniado, injustiçado. Assim como Deus é, também nós somos chamados a ser. Se Deus é o Justo e o santo, esta é a nossa vocação ( cf. Lv 19,2-18). Como diria Paulo, Deus quer que sejamos santos e sem defeitos no amor ( cf.Ef 1,4). E ter um coração puro é não estar dividido; é querer e desejar somente o que for da vontade de Deus. Felizes os que perseguem esse ideal. Pouco a pouco se tornam melhores para si e para os outros; e colaboram para um mundo mais humano.
Padre Marcos Ramalho
fonte: