Visitas desde JUNHO/2009

online
online

29 outubro, 2013

Novena de Natal - 2013
Você  já parou para pensar quantas semanas nos separam da celebração do Natal ?
Você já pensou em participar de uma NOVENA DE NATAL ?
Reunidos preparando a vinda do Senhor
O tempo propício é agora, organize-se com sua família,  com seu grupo, em sua rua, em seu condomínio, etc, e por que não com seus amigos virtuais ?
Em livrarias, paróquias, já está disponível, muito material  que pode nos ajudar nesse propósito.
Ao se aproximar o tempo feliz do Natal, reencontramos os caminhos da fraternidade, da bondade, e da paz. Jesus nasce nos presépios e nos corações. Queremos que Ele nos traga a paz verdadeira e duradoura e nos ajude a vencer a maldade, a tristeza e a morte.
A Igreja nos convida hoje a formarmos ‘uma comunidade de comunidades’. O que quer dizer isso?  Podemos pensar em nossa Paróquia: ela é uma ‘comunidade’’. Os grupos de famílias, de amigos, são pequenas comunidades, dentro da grande comunidade paroquial. Nos grupos a fé se fortalece, os vínculos de amizade se aprofundam, os mais afastados são acolhidos, o amor é testado na prática, e Deus nasce e fica entre nós.
É tempo da Novena de Natal. Ler, meditar  juntos a Palavra de Deus, produzir gestos de amor e gratidão a Deus e aos irmãos, é forma mais concreta de experimentar a alegria do Natal. Saber que Jesus vai nascer é uma coisa. Experimentar sua presença  e seu amor, é outra. E nós experimentamos de fato o seu amor quando abrimos as portas do coração e de nossas casas, quando partilhamos a fé, a amizade e a vida. Isso acontece nos pequenos grupos de família, de amigos que preparam o Natal.


Novena de Natal -  1º encontro –  Mc  1,1-8 

“Uma voz clama no deserto”
Na  sociedade de hoje,  o Natal, muitas vezes, é visto apenas como um momento de grande festa, de troca de presentes e de muita comida.
 Mas, o Natal seria somente isso?
Afinal, o que é o Natal para nós ?

O verdadeiro sentido do Natal é fazer memória do nascimento de Jesus, nosso Salvador, o Verbo de Deus que se fez carne no seio da Virgem Maria. Com o nascimento de Jesus, a história da humanidade toma novo rumo. Jesus manifesta o amor, a ternura, a solidariedade do Deus fiel.

fonte:
Novena de Natal-2013
CNBB - Regional Sul 2

12 outubro, 2013

Tem início no Vaticano a Jornada Mariana do Ano da Fé


Milhares de fiéis estão em Roma este fim de semana, 12 e 13 de Outubro, em perfeita sintonia com os peregrinos de Fátima, que celebram as Jornadas Marianas do Ano da Fé. A imagem original de Nossa Senhora de Fátima chegou pela manhã no Vaticano. O Papa Emérito Bento XVI foi o primeiro a rezar diante dela. Por determinação do Papa Francisco, somente depois da passagem pelo mosteiro Mater Ecclesia, residência de Joseph Ratzinger, a imagem foi levada à Casa Santa Marta. A Imagem traz na coroa de Nossa Senhora a  bala que  feriu o Papa João Paulo no dia 13 de maio de 1981. 
Após a passagem pela residência de Bento XVI, a imagem foi recebida pelo Papa Francisco, na Casa de Santa Marta, passando em procissão entre as duas residências e sucessivamente  na praça de São Pedro, escoltada pela Guarda Suíça e pela Gendarmaria do Vaticano. Haverá um o momento de oração mariana presidida por Francisco a partir das 17 horas (horário local).

Em conferência de imprensa, sexta de manhã, o arcebispo Dom Rino Fisichella, presidente do Conselho para a Nova Evangelização, que coordena as iniciativas ligadas ao Ano Santo, sublinhou que a escolha desta data foi intencional, ligada a Fátima e à sua mensagem. Por esse motivo se desejou também que pudesse estar presente em Roma a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que raramente deixa o santuário. A última vez tinha sido no grande Jubileu do Ano 2000, também então para estar presente na praça de São Pedro, a 13 de Maio, ocasião em que João Paulo II quis realizar uma vez mais um “ato de entrega” (“consagração”) do mundo e da Igreja a Nossa Senhora. 
O bispo informou também que neste sábado, dia 12 de outubro, a partir das 19h, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar no Santuário do Divino Amor (a 20 Km de Roma), após um trajeto em helicóptero, para a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. A iniciativa inclui a recitação da oração do Rosário, em ligação direta, via satélite, com dez santuários marianos dos diversos continentes, e uma vigília a partir das 22h que vai se estender “por toda a noite”, em ligação direta com diversos santuários marianos do mundo: Nazareth (Israel), Lourdes (França), Czestochowa (Polónia), Banneaux (Bélgica), Aparecida (Brasil), Akita (Japão), Nairobi (Quénia), Washington (EUA), Vailankanny (Índia) e Lujan (Argentina).


No domingo, 13 de outubro, a imagem da Senhora de Fátima vai chegar de novo à Praça de São Pedro pelas 8 horas, seguindo-se a oração do Rosário (10h) e a missa presidida pelo Papa Francisco (10h30). No final, o Santo Padre recitará uma oração que constituirá  um “ato de entrega” ( consagração) do mundo e da Igreja  ao Imaculado Coração de Maria, repetindo um gesto realizado por João Paulo II diante da mesma imagem, a 25 de março de 1984, sempre na Praça de São Pedro.

fonte:

www.vatican.va

07 outubro, 2013

8 de outubro

Com objetivo de promover, proteger, defender e valorizar a vida humana, em todas as circunstâncias, desde a sua concepção, até a morte natural, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu, na 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 2005, a primeira semana de outubro como Semana Nacional da Vida, sendo o dia 8, como Dia do Nascituro.
Originária do latim a palavra ‘nascituro’ significa: aquele que há de nascer; que foi gerado e ainda não nasceu. Em outras palavras, nascituro é o ser já concebido, mas que ainda vive no ventre materno
fonte:
www.cnbb.org.br