Visitas desde JUNHO/2009

online
online

29 novembro, 2012


A pré-inscrição para a JMJRio 2013, que já está sendo feita pelo site da diocese de Limeira, vai até o dia 20 de dezembro. O prazo foi estipulado pela coordenação do Setor Juventude da Diocese de Limeira para que dê tempo dos grupos serem organizados e as inscrições sejam feitas em janeiro de 2013, ganhando assim um desconto nos valores dos pacotes.

28 novembro, 2012

Novena de Natal - 
 6º encontro – Fil 2, 6-11
Nasceu Jesus entre os mais pobres
Jesus nasceu pobre para confundir os ricos e poderosos. A maioria do povo judeu não aceitou a Cristo, pois esperavam um messias poderoso, que viria para expulsar os romanos. Parece ser mais fácil colocar nossa esperança em quem tem poder humano, não é mesmo ? Quantas vezes nós não buscamos nos acercar de alguém que tem tem influência. Buscar tal apadrinhamento é comum de nossa natureza humana. E são tantas as necessidades, dar um jeitinho, conseguir algo difícil, uma bolsa de estudos ou um bom emprego. Pois era assim que muitos esperavam a vinda do messias, alguém poderoso que viria resgatar Israel. Mas Deus tem seus planos. Nasceu pobre entre os pobres. Jesus, assumindo a natureza humana dignificou a nossa existência, tornou-se nosso irmãos e com Ele nos  tornamos herdeiros do Pai. Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre; as primeiras testemunhas do evento são simples pastores. É nesta pobreza que se manifesta a glória do Céu. A pobreza material é contra a vontade de Deus. Todos deveriam ter as condições necessárias para uma vida digna, pois Jesus ‘veio par que todos tenham vida e a tenham em  plenitude’ ( Jo 10,10). É escandaloso aos olhos de Deus e um ultraje aos olhos humanos ver pessoas nadando em dinheiro e outras morrendo de fome. Jesus nasceu entre os pobres e se fez pobre com os pobres. A vida de Cristo foi uma dedicação integral aos mais necessitados: dava pão aos famintos, libertava os cativos de toda forma de opressão, curava os doentes, estendia a mão aos caídos. Jesus nos deixou um exemplo a seguir. Não pode haver necessitados na comunidade cristã. Cada um de nós deve fazer algo para minimizar o sofrimento alheio. Cristo nasceu entre os pobres para devolver-lhes a dignidade humana. Cada um de nós é chamado a viver com dignidade. Afastemos de nós toda espécie de ganância que corrói o nosso coração.

26 novembro, 2012

Feliz Aniversário Dom Vilson,

que Deus o abençõe e ilumine para bem conduzir o rebanho da Diocese de Limeira.

Dom Vilson Dias de Oliveira, nascido em Guairá/SP em 26 de novembro de 1958, é o 5º bispo da Diocese de Limeira/SP. Filho de João Dias de Oliveira e Elza Atayde de Souza Oliveira. Ingressou no Seminário menor em  1970, na cidade de Guaíra, dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários), congregação da qual faz parte, inspirada no carisma do Bem-Aventurado Padre César de Bus (1544-1607).
No dia 13 de junho de 2007, foi nomeado para Bispo da Diocese de Limeira, pelo Papa Bento XVI.  Dom Vilson, iniciou seu ministério episcopal como 5º Bispo Diocesano da Diocese de Limeira, no dia 15 de Setembro de 2007.

fonte:

25 novembro, 2012

Cristo Rei ( Jo 18,33b-37)
Jesus é Rei, mas um rei diferente de todos aqueles que a história humana já conheceu. Não era movido pela vaidade, nem pela cobiça. Não era escravo e também não escravizou ninguém. Jesus era livre e queria que todos fossem livres. ( E livre é aquele que serve, não o que é servido. Aquele que é apenas servido torna-se  vítima de sua própria vaidade, de sua própria mesquinhez. E Jesus nunca foi mesquinho; ao contrário, Jesus nos ensinou que a vida deve ser compartilhada: vivida com os outros e para os outros). O Filho de Deus assumiu plenamente nossa humanidade para que pudéssemos, Nele e com Ele, redescobrir nossa identidade e vocação divinas. Que Sejamos dignos desse chamado.
Padre Marcos Ramalho
                                                                                                                                     Fonte:
25/novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue
Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, e na última semana desse mês os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações. Portanto, a criação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue vem oficializar e ampliar uma prática já legitimada pela sociedade. Esse esforço pelo aumento das doações ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.
O Brasil pretende atingir a meta de ter entre 3% e 5% da população doando sangue anualmente. Essa é a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país manter os estoques regularizados. Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano.
Para atingir essa meta, são propostas ações informativas voltadas para os diversos segmentos da sociedade, buscando fomentar a atividade de doação de sangue; campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue;  processos educativos direcionados às crianças e adolescentes, difundindo conceitos de solidariedade e cidadania, relativos à atividade de doar sangue. Também outras atividades informativas e educativas que demonstrem para a população os inúmeros benefícios do ato de doação de sangue.
Fonte:

24 novembro, 2012

EXCLUIDOS OU VÍTIMAS ?
Falamos bastante a expressão “excluídos”, mas ela é muito sutil. Há duas formas que prefiro a essa: uma usada por José de Souza Martins, sociólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo e a outra do argentino Enrique Dussel, filósofo da Libertação que vive no México. Em vez de “excluídos”, Martins usa  “incluídos precariamente”: inclusão precária na escola, no emprego, no hospital. Dussel insere outro vocábulo bastante instigante por ser mais preciso: ele usa “vítima” em vez de excluído. Pessoas vitimadas pela economia, vitimadas pela patifaria, vitimadas pela negligência e omissão. A palavra “excluído” tem uma certa relatividade. Mas a palavra “vítima” é muito clara e só não entende quem não deseja entender. 
Mario Sergio Cortella, autor de: Qual é a tua obra ? Ed.Vozes
Fonte:

23 novembro, 2012


Novena de Natal -  5º encontro – Lc 2, 1-7

As incertezas do caminho de Belém
Maria e José viviam em Nazaré e pouco antes de Jesus nascer, eles tiveram que ir a Belém, a fim de terem seus nomes registrados em recenseamento ordenado por Otávio Augusto. Todas as pessoas que viviam no mundo romano tiveram que se alistar em suas cidades de origem. José era de Belém. Belém era uma pequena cidade do sul da Judéia e muitas pessoas se dirigiram para lá. Maria e José buscaram lugar numa hospedaria, mas não conseguiram, pois estava lotada. Com muito custo, encontraram abrigo num estábulo, junto com os animais e foi aí que Jesus nasceu. Maria, para acolher o Menino Jesus, fez de uma manjedoura o berço para Ele. Jesus Menino, o Filho de Deus, o criador de tudo, não teve um lar descente para nascer. Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre; as primeiras testemunhas do evento são simples pastores. É nessa pobreza que se manifesta a glória do céu. Em Belém não teve hospedagem, precisou fugir para não ser morto por Herodes. Em Belém muitas crianças inocentes derramaram o  seu sangue por Jesus. Mas os problemas em Belém ainda não terminaram. Logo após a visita dos magos, José é avisado em sonho que Herodes ordenara a morte do menino. Sem titubear os três partem de Belém e fogem para o Egito, permanecendo lá até a morte de Herodes. As crianças de Belém sofrem com a ação de Herodes. Quando  Herodes descobre que foi enganado pelos magos, fica irado e manda matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois  anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Quando essa matança se verifica cumpre-se mais uma profecia proclamada por Jeremias que dizia: “ Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem” ( Mt 2:17-18).



23/ novembro - São Clemente I
Hoje lembramos a vida do 3º Papa que governou, no 1º século, a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97. Sobressai no seu pontificado um documento de primeira grandeza, fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma: a carta aos Coríntios, escrita no ano de 96. Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto ameaçava desagregação e ruptura. São Clemente escreve-lhe então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica já então definida nos seus diversos graus: Bispos, Presbíteros e Diáconos. Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas. E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado. João, como Apóstolo de Cristo, era sem dúvida uma figura venerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo da cristandade.
Uma tradição, que remonta ao fim do século IV, afirma que São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.
Fonte:



23 de novembro- São Columbano
Catequizada por são Patrício no século V, a Irlanda deu à Europa medieval inúmeros monges missionários que espalharam e fizeram crescer a Igreja cristã. Da "ilha dos santos" para a Europa, eles vieram, austeros, retos e amorosamente motivados, dar origem à chamada "peregrinação pelo Senhor". Além de expandir muito as regiões de fé cristã, colaboraram para a renovação cultural do velho continente. Um de grande relevância foi o monge Columbano, nascido por volta do ano 540 na cidade de Leinster.  Esse irlandês era um nobre rico, culto e dotado de inteligência incomum. Ele próprio se iniciou no estudo das Sagradas Escrituras. Depois, estudou as ciências humanas e a teologia em um mosteiro da Irlanda do Norte, em Bangor, considerado o de regras mais rígidas de todo país. Teve como orientador espiritual o próprio abade, santo Comgall. Passou décadas e mais décadas de ilha em ilha, onde os mosteiros floresciam. Ele mesmo fundou um em Bangor, que se tornou célebre também, e onde, por uma década, foi professor dos noviços. Contemporâneo dos mais destacados religiosos de sua época, estudou ao lado de muitos deles, alguns dos quais se tornaram santos. Aos cinqüenta anos, deixou seu país para atuar como missionário, acompanhado de outros doze monges. E passou para a história da Igreja por sua presença de visionário reformador e fundador de mosteiros, dono de uma singular personalidade que unia vigor e poesia, determinação férrea e descuidada improvisação. Mas também, e principalmente, pela rigidez das regras de disciplina imposta aos monges dos seus mosteiros. Chegou, em 590, na Europa decadente daqueles tempos medievais, entrando pela França, onde fundou o primeiro mosteiro em Luxeuil, a seguir outros dois na região da Borgonha. Assim, atraiu centenas de seguidores, reavivando a fé cristã. Depois, foi a vez da Suíça, onde deixou o discípulo Gallo, agora santo, o qual fundaria, mais tarde, um célebre mosteiro que perpetua o seu nome. Finalmente, chegou na Itália, onde a fama de sua sabedoria e santidade já era conhecida. Atuou como conselheiro do rei dos longobardos, mas indispos-se com ele por causa da sua oposição aos hereges arianos. Foi para as montanhas da Ligúria, entre Gênova e Pávia, onde ergueu a igreja e o Mosteiro de Bobbio, que tantos frutos daria ao catolicismo no futuro. Nele, o abade Columbano morreu no dia 23 de novembro de 615. E essa é a data da festa para a sua celebração.

fonte:



22 novembro, 2012


22/novembro/2012 - Dia Nacional de Ação de Graças

A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.
O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas.
Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção.
E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus.
Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil.
No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países. Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.
Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!

   

20 novembro, 2012

21/novembro – Apresentação de Nossa Senhora
Esta memória de origem devocional que ressalta a doação que Maria fez de si mesma. Bastante cara ao Oriente, que a celebra  desde o século IV, que chegou ao Ocidente no século XIV. Maria nos ajuda a exaltar a Deus pela obra de salvação  e é modelo de toda pessoa  que se consagra ao Senhor.
A Apresentação é a festa estabelecida pela Santa Igreja para consagrar a memória de um solene acontecimento na vida de Maria Santíssima, sendo Ela ainda criança. Uma tradição constante, cuja origem remonta aos primeiros tempos do Cristianismo, nos informa que a Virgem Santíssima, aos três anos de idade, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, onde se consagrou em corpo e alma ao Senhor .O Oriente foi o primeiro a celebrar tal festa, como atesta um tópico da constituição do Imperador Manuel Commeno, em 1143. Dois séculos mais tarde tal comemoração passou ao Ocidente. O Papa Gregório XI introduziu-a no calendário romano, por volta de 1373. A festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo, além de celebrar esse episódio da vida de Nossa Senhora, visa recordar também todo o período que vai desde seu nascimento até a Anunciação do Anjo. Ao celebrá-la, a Igreja visa iluminar, tanto quanto possível, o silêncio existente na Sagrada Escritura a propósito do primeiro período da vida de Maria Santíssima.
Fonte:

18 novembro, 2012

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. Como símbolo da pátria, a bandeira nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Mesmo quando é substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas tradicionalmente a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971.

fonte:

14 novembro, 2012

15/novembro - São Alberto Magno
Celebramos neste dia a santidade de um grande santo da nossa Igreja, o qual foi digno de ser intitulado de Magno (Grande). Nascido na Alemanha em 1206, numa família militar que desejava para Alberto a carreira militar ou administrativa. Soldado do Senhor e administrador do Reino de Deus, devotíssimo da Virgem Maria, Santo Alberto optou pelos desejos do coração de Deus, por isso depois de estudar ciências naturais em Pádua e Paris entrou na família Dominicana em 1223, a fim de mergulhar nos estudos, santidade e apostolado. Como consequência da sua crescente adesão ao Reino, foram aumentando os trabalhos na "vinha do Senhor", por isso na Ordem Religiosa foi superior provincial e mais tarde, nomeado pelo Papa, Bispo de Ratisbona, num tempo em que somente um santo e sábio poderia estabelecer a paz entre os povos e cidades, como de fato aconteceu. Santo Alberto Magno era um apaixonado e vocacionado ao magistério (teve como discípulo São Tomás de Aquino); foi dispensado do Episcopado, para na humildade e pobreza continuar lecionando, pregando e pesquisando e dominando com tranquilidade os assuntos sobre mecânica, zoologia, botânica, metereologia, agricultura, física, tecelagem, navegação e outras áreas do conhecimento, os quais inseriu no seu caminho de santidade: "Minha intenção última, escrevia, está na ciência de Deus". Suas obras escritas encheram 38 grossos volumes e com o testemunho impregnou toda a Igreja de santidade e exemplo de quem soube viver com equilíbrio e graça a fé que não contradiz a razão.
Entrou no Céu em 1280, proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos cultores das ciências naturais
fonte:



15/novembro - Proclamação da República
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais. A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes  com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
 Fonte:

13 novembro, 2012


14/novembro- O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
Fonte:

Novena de Natal -  4º encontro – Mt 1, 18-24
Jesus, José e Maria, a Família de Nazaré
Jesus, Maria e José formam a Sagrada Família de Nazaré. “Deus enviou ao mundo o seu filho, Jesus, mas, para formar-lhe um corpo, quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda eternidade, Deus escolheu, para ser a mãe de seu filho, uma mulher de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, uma virgem desposada com um homem, da casa de Davi, chamado José. E o nome da virgem era Maria ( cf. Lc 1, 26-27). Maria vivia ocultamente com seus pais na aldeia de Nazaré. Inspirada por Deus, Maria tinha oferecido a Ele a sua virgindade. Era uma moça simples e temente a Deus. Ainda que tivesse feito o voto de virgindade, Maria estava prometida a um artesão, carpinteiro, chamado José. A bíblia nos apresenta José como um homem justo. Na conotação hebraica a palavra justo significa um homem cheio de todas as virtudes. Mesmo considerando o voto feito por Maria, José a acolheu como esposa. !
"São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, empenhaste toda vossa vida no perfeito comprimento de vosso dever, vós mantiveste a Sagrada Família com o trabalho de vossas mãos. Protegei bondosamente aos que recorrem confiadamente a vós. Vós conheceis nossas aspirações e nossas esperanças”.
José, iluminado pelo anjo, em sonho, aceitou a vontade divina e se tornou o pai adotivo de Jesus, protegendo-o em todas as dificuldades, desde a desconfiança dos vizinhos, pela gravidez de sua esposa, a viagem até Belém, a fuga para o Egito, o retorno à sua terra natal, o encontro de Jesus no templo com os doutores da lei e tantas outras necessidades.
Amor, dedicação, fidelidade, compreensão, companheirismo, perdão, proteção, amizade, oração conjunta, participação na vida da comunidade, dedicação e atenção aos filhos são algumas das características e virtudes que mantém a família cristã unida.
Queremos pedir que as nossas famílias tenham a força suficiente para superar as suas dificuldades. Diante dos desafios da infidelidade, da falta de fé, da indiferença religiosa, da destruição dos valores cristãos que atingem as pessoas precisamos contar com a graça divina.
Por que, Senhor, as pessoas se afastam tanto da sua mensagem ?
Queremos viver os mesmos sentimentos de Jesus e recuperar as coisas simples da vida.


12 novembro, 2012

- Depois do Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, vem aí o Novembro Azul, para alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos.  A campanha teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro). Para o urologista Jean Guterres,  a iniciativa é extremamente importante, considerando o aumento da incidência de casos de câncer de próstata no Brasil.
— Segundo informações do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 62 mil novos casos sejam registrados no País em 2013. No ano passado, foram 54 mil casos —, afirma. — Isso significa que um em cada seis homens com mais de 50 anos desenvolve o câncer de próstata, que entre os homens está entre os tipos de tumores mais comuns —, ressalta o especialista, que ainda lembra que quem tem histórico familiar deve começar a fazer o preventivo aos 40 anos.De acordo com o urologista, a recomendação é de que todos os homens acima de 50 anos façam o exame preventivo uma vez por ano. — Mas, infelizmente, por causa do machismo e do preconceito, ainda é muito pequena a parcela de homens que fazem o exame regularmente —, diz o médico. A boa notícia, segundo ele, é que o número vem aumentando, graças a importantes aliadas: as mulheres. Ele conta que muitos pacientes vão ao consultório levados pela esposa.
Mudanças de hábitosO câncer de próstata é responsável pela segunda causa de morte por câncer entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Por isso, o urologista Jean Guterres aconselha que os homens a procurem um médico regularmente, a partir dos 40 anos. E não devem ficar com medo do exame de toque retal, já que ele complementa o exame de sangue PSA (antígeno prostático). Também é importante cuidar da saúde cada vez mais cedo, com pequenas mudanças de hábitos. Se a pessoa conseguir ter alimentos de quatro cores diferentes no prato, consegue garantir as vitaminas necessárias e evitar problemas de saúde. O oncologista Francisco Wisintainer acrescenta que sintomas como dificuldade e ardência para urinar e até sangue na urina devem servir de alerta para a procura de um médico.
— Para o tratamento, há a opção de remoção cirúrgica, radioterapia e hormônioterapia —, exemplifica o oncologista.
Fonte:
WWW.anoticia.com.br


12/novembro – São Josafá – Bispo e Mártir
Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana. Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos. São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fonte:

08 novembro, 2012

O Ano da Fé significa agradecer
O ser humano, em seu estado natural, possui inteligência e vontade com potencialidades infinitas. A beleza que surge das mãos dos homens é um reflexo da beleza que surge das mãos do Criador. No entanto, não quis Deus que o homem permanecesse apenas em seu estado natural e nos deu o dom da fé.  O dom da fé e da graça eleva o homem ao estado sobrenatural, somos filhos de Deus (1Jo 3,1). Neste estado podemos dizer com São Paulo “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). O estado sobrenatural não está em conflito com o estado natural. A graça não destrói a natureza, a supõe, eleva e aperfeiçoa. A fé nos eleva a uma condição superior, mas não de superioridade. É na vivência profunda da fé que o homem se encontra completamente consigo mesmo e com o outro, e realiza plenamente a vocação a que foi chamado. Cristo é nosso Senhor e nos convida a contemplar o mundo e seus irmãos com novos olhos. A fé, bem acolhida e cultivada, nos oferece uma lente que permite perceber a realidade com o coração de Deus. Por isto, o cristão não é indiferente aos assuntos do mundo. O sofrimento e a dor que assolam a humanidade devem ser sentidos, sofridos e compadecidos com maior intensidade por aqueles que se declaram apóstolos de Cristo. É com o amor de Deus que amamos o mundo. A fé não é alienação, ao contrário, é trazer ao mundo um pouco do divino, é lapidar a beleza da criação muitas vezes escondida pela nuvem do pecado. A verdadeira alienação é não acolher, cultivar e promover o dom da fé. A busca de infinito que permeia o coração humano encontra nela seu porto seguro, pois somente através desse magnífico dom descobrimos quem realmente somos. Como dizia Santo Agostinho: “Fizeste-me para Ti, Senhor, e o meu coração inquieto está enquanto não descansa em Ti” (Confissões, l.1, n.1). Elevemos todos uma oração de agradecimento a Deus pelo dom da Fé que nos enriquece, fazendo-nos mais humanos e filhos de Deus.

07 novembro, 2012

Vamos nos preparar para a JMJ ?

06 novembro, 2012


Novena de Natal -  3º encontro – Lc 1, 39-56
A caridade é a marca daqueles que amam a Jesus
Embora essa passagem bíblica seja lida e estudada tantas vezes, sempre temos algo novo a aprender ou, até mesmo, uma nova oportunidade para que a Palavra de Deus atinja o nosso coração. Quando falamos da Visitação de Maria, lembramo-nos da celebração que comemora o evento salvífico, em que a virgem foi estreitamente associada a Jesus: Maria leva no ventre Jesus e vai à casa de Isabel para prestar-lhe o auxílio da sua caridade e para proclamar a misericórdia de Deus Salvador ( Lc 1, 39-56) Esse texto ressalta o tema da solicitude cheia de caridade de Maria para com a prima Isabel, necessitada de auxilio. Maria não olhou as dificuldades das montanhas pedregosas e íngremes da Palestina, nem o risco das estradas. Ela queria ajudar a mãe do Precursor. A abertura de Maria à graça divina capacitou-a a ouvir os apelos do Espírito, inspirando-lhe um impulso generoso de amor para o serviço dedicado ao próximo. Percebemos em Maria uma profunda sensibilidade para entender a necessidade das famílias. Como Maria visitou sua prima Isabel, continua hoje visitando nossos lares, levando sua valorosa colaboração para suprir as maiores necessidades. E Maria, nossa mãe, continua a sua missão até os dias de hoje. Começou  por Ain-Karim, visitando Isabel; depois em Belém; mais tarde no Egito; em Jerusalém; junto com Jesus no Calvário e no Cenáculo, com os apóstolos. A presença constante e carinhosa de Maria, acompanhando os seus filhos continua até os dias de hoje. É só recordar Aparecida (1717); La Salette(1846); Lourdes (1854); Fátima (1917) e tantas outras manifestações marianas.