Visitas desde JUNHO/2009

online
online

27 agosto, 2012


Nesta última semana do mes de agosto, Mes Vocacional, somos convidados a rezar pela vocação dos cristãos leigos e leigas, que assumem diversos ministérios nas comunidades. Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho. Eles iluminam e ordenam as realidades temporais segundo o projeto de Jesus Cristo. São chamados à santidade e ao apostolado.



A VOCAÇÃO E MISSÃO DO CRISTÃO LEIGO


1) Quem é o cristão leigo?
O Documento de Aparecida n. 209 afirma que os leigos “são homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. O Concílio Vaticano II, de fato, coloca que “pelo nome de leigos aqui são compreendidos todos os cristãos, exceto os membros de ordem sacra e do estado religioso aprovado na Igreja. Estes fiéis pelo batismo foram incorporados a Cristo, constituídos no povo de Deus e a seu modo feitos partícipes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo Cristão na Igreja e no mundo” (LG 31). São fiéis que fizeram uma experiência de encontro com Cristo, já que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva. (...) Um encontro de fé com a pessoa de Jesus (Cf. Jo 1,35-39) (DA, n. 243).
2) Qual é a vocação e missão do fiel leigo?
“Os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado, segundo as necessidades locais e sob a guia de seus pastores. Estes estarão dispostos a abrir para eles espaços de participação e confiar-lhes ministérios e responsabilidades em uma Igreja onde todos vivam de maneira responsável seu compromisso cristão” (DA, n. 211). O Documento de Aparecida afirma que não é possível realizar a evangelização do Continente sem a colaboração dos leigos e exorta aos pastores para que acolham, num espírito de comunhão e participação, o “ser” e o “fazer” do leigo na Igreja, o qual é discípulo e missionário por força do Batismo e da Confirmação (DA, n. 213). Para o cumprimento de sua missão, entretanto, se faz necessária ao leigo uma séria formação doutrinal, pastoral, espiritual e um adequado acompanhamento (DA, n. 212)” . “No entanto, seja qual for a sua atuação, o leigo permanece sempre leigo e sua vocação-função principal é sempre a de ser sal e luz do mundo (ChL 15) pelo testemunho da santidade (ChL 16)”.
3) Onde a missão do cristão leigo tem seu fundamento?
“Os leigos participam, por força do Batismo e da Crisma, no múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo (LG 34-36)” . E é por força destes sacramentos que o leigo torna-se discípulo missionário (DA, n. 213).
4) Como o cristão leigo alimenta sua fé e encontra forças para a missão?
“Para o sustento na missão é de vital importância a espiritualidade não desvinculada da vida; uma espiritualidade baseada na oração pessoal e comunitária, na leitura e meditação da Palavra de Deus e na vida sacramental, destacando-se a participação na Eucaristia e a prática da caridade. Espiritualidade que é caminhar nas estradas da vida com Cristo, viver segundo o Espírito como homens e mulheres novos (Ef 4, 22-24). A família dever ser o espaço primeiro para a vivência da espiritualidade. O modelo supremo a ser seguido é Jesus, o servidor do Pai. Maria, mãe de Jesus e dos discípulos de todos os tempos é um exemplo a ser cultivado: sua atitude de acolhida à vontade do Pai, disponibilidade, confiança, fé, seguimento, oração” .
“Ainda a respeito da espiritualidade a Igreja nos diz: ‘A imagem evangélica da videira e dos ramos mostra-nos um outro aspecto fundamental da vida e da missão dos fiéis leigos: a chamada para crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto. (....) A vitalidade das vides depende da sua ligação à videira, que é Jesus Cristo: ‘Quem permanece em mim e eu nele, dá muito fruto, porque sem mim não podeis fazer nada’ (Jo 15,5) (ChL 57)”.
5) No contexto da missão dos cristãos leigos estão os ministérios não ordenados. O que são eles?
 “Assim se expressa o Documento 62 da CNBB, ao n. 83: ‘Há forte tendência, hoje, na teologia e na prática pastoral, de considerar ministério, fundamentalmente, o carisma que assume a forma de serviço à comunidade e à sua missão no mundo e na Igreja e que, por esta, é como tal acolhido e reconhecido’” (n. 40).
E ainda: “‘Ministério é, antes de tudo, um carisma, ou seja, um Dom do Alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades, serviços e ministérios em ordem à salvação’ (CNBB, Doc. 62, n. 84). Todo ministério tem sua origem numa necessidade da comunidade (Lc 22,21b; At 6) e o Espírito, por sua vez, suscita os carismas como resposta a esta necessidade. A fonte de todo ministério é a própria Trindade (1Cor 12,4) e sua finalidade é a edificação da comunidade (1Cor 12,7)” (n. 41).
6) Qual a atitude e o espírito com os quais se devem exercer os ministérios e todo serviço da comunidade?Sem dúvida, como afirma o Diretório dos Ministérios, n. 38, deve-se seguir a orientação de Jesus que disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 42-45).

Para refletir:
Nossos irmãos batizados têm consciência de sua dignidade de filhos de Deus e de sua missão na Igreja e no mundo? Como podemos colaborar para que cresça nos cristãos esta consciência?
Como temos vivido nosso empenho missionário em nossas comunidades? O que tem prejudicado nossa vivência do espírito de serviço?
De que modo temos alimentado nossa espiritualidade e no que podemos ainda melhorar e crescer?


Fonte:

25 agosto, 2012

É certamente já uma tradição consagrada celebrar a diversidade das vocações na Igreja, durante o mês de agosto, e entre elas a vocação de catequista. No último domingo do mês se destaca o “Dia da(o) Catequista”. Neste dia se faz a experiência, tão recomendada pelo Diretório da Catequese, de unirmos sempre mais intimamente liturgia e catequese, para chegarmos a uma catequese litúrgica.
Também existe um hábito saudável da Comissão Bíblico-catequética da CNBB: oferecer uma proposta de celebração para o Dia da(o) Catequista. Sabemos que em toda parte já existem experiências magníficas de preparar estas celebrações com muita criatividade e grande unção. Mas também acreditamos que algumas indicações em nível nacional podem servir de inspiração para enriquecer as propostas locais.
Neste espírito de partilha e sintonia, oferecemos com simplicidade este pequeno subsídio. Esperamos que ajude a reforçar a beleza e grandeza dessa vocação tão fundamental para a vida e a missão da Igreja. E queremos nos alegrar profundamente e cantar louvores ao Senhor nesse dia, por tantas vidas a serviço do processo de educação da fé em nossas comunidades. 

QUE DEUS ABENÇOE TODAS (OS) AS(OS) CATEQUISTAS DO BRASIL!



Alunos do Colégio São Benedito participam de palestra com o astronauta Marcos Pontes

Entre mais de 6.000.000.000 (6 bilhões) de pessoas na superfície da Terra, apenas alguns, cerca de 400 representantes da humanidade, conseguiram chegar ao espaço e puderam ver o nosso Planeta e o firmamento em todo o seu esplendor. Marcos Pontes está entre essas poucas pessoas. O Brasil, com seus 180 milhões de habitantes, possui apenas um astronauta.

“ Não é fácil descrever com palavras qualquer sentimento de ser o primeiro astronauta formado pela NASA do Hemisfério Sul. É uma vitória ter chegado até aqui depois de ter passado por um longo caminho, e o melhor é saber que haverá um caminho já aberto para os jovens seguirem para depois trilharem o seu próprio.”
Astronauta Marcos Pontes, o único brasileiro que conquistou o espaço.
 Parabéns às dedicadas professoras: Marisa, Rachel e Celia, e tambem aos demais alunos que participaram da edificante palestra com o astronauta Marcos Pontes.
25/agosto- São Luis de França
Nós celebramos neste dia a vida do santo, que foi rei da França, Luís IX. Ele nasceu em Poissy a 25 de abril de 1214 e teve a graça de ter uma mãe muito religiosa, tanto assim que o aconselhava depois do Batismo: "Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado ". A rainha-mãe, Branca de Castela, providenciou ótimos professores e instrutores para uma formação digna do filho, dessa forma quando o pai de Luís morreu, quando este tinha apenas 12 anos, o jovem pôde ser coroado e na idade de 21 anos começar a reger toda a nação, sem esquecer sua realidade de pai e esposo. São Luís era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que, ao ser provocado por nobres, respondia: "Se eu dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia!"
São Luís buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus". Cheio de amor a Cristo, à Igreja e ao Papa, São Luís organizou até mesmo cruzadas a fim de resgatar os lugares santos; certa vez ficou preso durante 5 anos e depois de solto empenhou-se numa outra cruzada que o vitimou com uma peste mortífera (tifo). Ao receber os santos sacramentos esse grande santo entrou no Céu a 25 de agosto de 1270.
Foi canonizado em 1297, pelo Papa Bonifácio VIII.

São Luís, rogai por nós!

20 agosto, 2012


Esta terceira semana é dedicada aos leigos consagrados. A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja. Ela se expressa na vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica. A vida consagrada é chamada a ser especialista em comunhão, no interior tanto da Igreja quanto da sociedade. A vida e a missão dos consagrados devem estar inseridas na Igreja particular e em comunhão com o bispo.
A vocação à Vida Religiosa ou Consagrada é uma vocação fantástica na Igreja. As Congregações femininas e masculinas são feitas por pessoas que se consagraram à vida religiosa. O chamado a essa vocação não é uma questão de merecimento ou privilégio, mas um dom.  A essência da vocação religiosa é baseada no batismo. Todo religioso faz uma profissão pública diante da Igreja dizendo querer viver o Batismo de modo mais radical. Mas, para isso precisa consagrar sua vida a Deus. Quer pertencer a Deus 100 % em tudo. Quer viver em e por Deus. É o primeiro a perceber as fraquezas humanas e assumir com coragem uma vida inteira de conversão no ser e no agir de Deus.  É seguir Jesus como discípulo missionário. Mas "seguir Jesus" exige viver sua consagração exatamente como Jesus vivia. Por isso, assume os três meios radicais de amor que Jesus vivia: pobreza, castidade e obediência. Os votos religiosos não são leis e obrigações, mas uma atitude de amor radical a Deus e ao próximo.  Assumindo suas fraquezas diante desse projeto tão bonito, vive em comunidade buscando apoio e ajuda dos outros. A finalidade da vida comunitária é continuar fiel ao projeto de amor radical. Quando a Igreja fala de Vida Consagrada, está falando de uma vocação, que tem várias modalidades de vida dentro da Igreja. Seguem essa vocação os Monges e Monjas, os Religiosos e Religiosas, das Ordens, Congregações e Institutos Religiosos. Além desses, existem os membros dos Institutos Seculares, bem como os consagrados e as consagradas de assim chamadas “Novas Comunidades”, muitas das quais nasceram dentro de Movimentos eclesiais relativamente recentes ou formam seu núcleo central. Há também a Ordem das Virgens consagradas, restaurada por Paulo 6º a partir do Concílio Vaticano 2º, cujos membros não constituem comunidade de vida, mas vivem no mundo, tendo consagrado sua virgindade a Cristo para o testemunho e o serviço na sua respectiva diocese.

A importância da vida consagrada
Neste Mês Vocacional, divulguemos também esta vocação de Vida Consagrada e rezemos por ela, porque constitui um grande tesouro na Igreja e é uma excepcional força e serviço nas atividades da pastoral direta nas dioceses e paróquias, como também no setor de escolas, colégios e universidades, no setor dos hospitais e demais serviços de saúde, no setor de obras assistenciais, só para citar os mais conhecidos. Cada forma de Vida Consagrada tem um carisma próprio, ou seja, seus fundadores decidiram – e depois a Igreja os aprovou – viver um ou mais aspectos do Evangelho de Jesus Cristo numa forma radical e ampla e ainda professar os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade como algo próprio e comum de todas as formas de Vida Consagrada. Assim, os fundadores lhes deram normalmente uma Regra de Vida e Constituições ou apenas Constituições, que lhes dão organização e normas de vida. O Concílio Vaticano 2º, ao tratar da Vida Consagrada, diz: “O estado (de vida Consagrada) constituído pelos conselhos evangélicos, embora não pertença à estrutura hierárquica da Igreja, está contudo firmemente relacionado com sua vida e santidade” (LG, 44). “Os conselhos evangélicos da castidade consagrada a Deus, da pobreza e da obediência se baseiam nas palavras e nos exemplos do Senhor. São recomendados pelos Apóstolos, Santos e Padres e pelos mestres e pastores da Igreja. Constituem um dom divino que a Igreja recebeu do seu Senhor e por graça dele sempre conserva. A própria autoridade da Igreja, guiada pelo Espírito Santo, cuidou de interpretar os conselhos evangélicos, regulamentar-lhes a prática e estabelecer formas estáveis de vida” (LG 43). A Vida Consagrada é sobretudo um sinal. Diz o Concílio: “A profissão dos conselhos evangélicos se apresenta como um sinal que pode e deve atrair eficazmente todos os membros da Igreja para o cumprimento dedicado dos deveres impostos pela vocação cristã. Como, porém, o Povo de Deus não possui aqui (no mundo) morada permanente, mas busca a futura, o estado religioso (de Vida Consagrada), pelo fato de deixar seus membros mais desimpedidos dos cuidados terrenos, ora manifesta já aqui neste mundo a todos os fiéis a presença dos bens celestes, ora dá testemunho da nova e eterna vida conquistada pela redenção de Cristo, ora prenuncia a ressurreição futura e a glória do Reino celeste” (LG 44). Assim, a Vida Consagrada é sinal das coisas de Deus, da nossa ressurreição futura e da glória do Reino celeste, pois faz destas realidades sua vida já aqui no mundo. João Paulo 2º diz: “A primeira tarefa da Vida Consagrada é tornar visíveis as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas chamadas. Mas do que com as palavras, elas testemunham essas maravilhas com a linguagem eloqüente de uma existência transfigurada, capaz de suscitar a admiração do mundo. A essa admiração dos homens respondem com o anúncio dos prodígios da graça que o Senhor realiza naqueles que ama” (VC, 20). “Deste modo, a Vida Consagrada torna-se um dos rastos concretos que a Trindade deixa na história, para que os homens possam sentir o encanto e a saudade da beleza divina”, diz o Papa (VC,20). Exemplos de pessoas consagradas são os brasileiros: Santa Paulina, Beato Frei Galvão e Beato José de Anchieta. A Vida Consagrada torna seus membros testemunhas de Cristo no mundo, sobretudo pela prática da caridade, da solidariedade com os pobres e os excluídos e pela missionariedade. “Há que afirmar que a missionariedade está inscrita no coração mesmo de toda forma de Vida Consagrada”, afirma o Papa (VC, 25).
Religiosos não são perfeitos, nem diferentes dos outros membros da Igreja. É um vocacionado por Deus. Então, que o Mês Vocacional seja uma oportunidade feliz para fazer conhecer e amar esta vocação tão preciosa da Vida Consagrada!             
Fontes:
Dom Cláudio Cardeal Hummes

20/agosto – São Bernardo Abade e Doutor da Igreja

Hoje celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine em 1094, perto de Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense.
São Bernardo é considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía a tantos para a Ordem, que as mães e esposas afastavam os filhos e maridos do santo; tamanho era real o poder de atração de Bernardo que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram. Homem de oração, destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, Reis, Bispos e também polemista, político e pacificador. Aconteceu que São Bernardo, mesmo sendo contemplativo, entrou no concreto da realidade da sua época, a ponto de participar de várias polêmicas internas e externas da Igreja da época.
No ano de 1115, o seu abade Estevão mandou-o com doze companheiros fundar, no Vale do Absíntio, aquilo a que São Bernardo chamou Vale Claro (Claraval). Do Mosteiro de Claraval, o santo irradiava a luz do Cristianismo, isto também pelos escritos, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos; a invocação é fruto de sua profunda e sólida devoção a Nossa Senhora: "Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria".  Escreveu numerosas obras, milhares de cartas, mais de 300 sermões; interveio em todas as disputas doutrinais, em todas as grandes questões religiosas e seculares da época. ".
Bernardo morre em 1153 com 63 anos.
Foi canonizado em 18 de junho de 1174 por Alexandre III e declarado Doutor da Igreja por Pio VIII em 1830. É comemorado no dia 20 de agosto

15 agosto, 2012

15/agosto – São Tarcício-Padroeiro dos Acólitos

Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. A Igreja de Roma contava, então, com cinqüenta sacerdotes, sete diáconos e mais ou menos cinqüenta mil fiéis no centro da cidade imperial. Ele era um dos integrantes dessa comunidade cristã romana, quase toda dizimada pela fúria sangrenta daquele imperador.
Tarcísio era acólito do papa Xisto II, ou seja, era coroinha na igreja, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o santo papa na celebração eucarística.
Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da eucaristia. Mas era impossível entrar. Numa das tentativas, dois diáconos, Felicíssimo e Agapito, foram identificados como cristãos e brutalmente sacrificados. O papa Xisto II queria levar o Pão sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como.
Foi quando Tarcísio pediu ao santo papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o papa Xisto II abençoou-o e deu-lhe uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. No caminho, foi identificado e, como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.
Essas informações são as únicas existentes sobre o pequeno acólito Tarcísio. Foi o papa Dâmaso quem mandou colocar na sua sepultura uma inscrição com a data de sua morte: 15 de agosto de 257.
Tarcísio foi, primeiramente, sepultado junto com o papa Stefano nas catacumbas de Calisto, em Roma. No ano 767, o papa Paulo I determinou que seu corpo fosse transferido para o Vaticano, para a basílica de São Silvestre, e colocado ao lado dos outros mártires. Mas em 1596 seu corpo foi transferido e colocado definitivamente embaixo do altar principal daquela mesma basílica. Sem dúvida, o lugar mais apropriado para o comovente protetor da eucaristia: o mártir e acólito Tarcísio.
Ele foi declarado Padroeiro dos Coroinhas ou Acólitos, que servem ao altar e ajudam na celebração eucarística.


Fonte:

13 agosto, 2012

Semana Nacional da Família da Família 

 De 12 a 19 de agosto de 2012

 Tema: A Família, o Trabalho e a Festa


Vocação da vida em família

Dando sequência ao Mes Vocacional, a segunda semana do mês de agosto é dedicada às famílias. A família é um “dos tesouros mais importantes” e “patrimônio da humanidade” (DAp, 432). É um bem para o casal, para os filhos, para a Igreja e para a sociedade. É lugar de realização humana, geração da vida, igreja doméstica, formadora de valores.

Programação da Paróquia são Benedito-Limeira-SP:

Domingo -12/08
Missa as 16h30 - Bom Jesus: Padre Marcos Daniel

Segunda-feira - 13/08
Missa as 19h30 - Matriz São Benendito: Padre Lázaro Lourenço

Terça-feira - 14/08
Missa as 19h30 - Santo André: Padre Marcos Radaelli

Quarta-feira - 15/08
Missa as 19h30 - Matriz São Benedito: Padre Valdinei A.da Silva

Quinta-feira - 16/08
Missa as 19h30 - São Geraldo: Padre Odirlei Marangoni

Sexta-feira - 17/08
Missa as 19h30 - Bom Jesus: Padre Julio Barbado

Sábado - 18/08
Missa as 18h30 - Matriz São Benedito: Padre Marcos Daniel

Domingo - 19/08
Missa as 18h30 - Matriz São Benedito: Padre Marcos Daniel, Mons. Gustavo e Diácono Pedro Bernardo.




 A Semana Nacional da Família tem como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para  que todos tenham vida, (cf. Jo 10, 10).
A Semana Nacional da Família procura motivar momentos, encontros e celebrações com o desejo de despertar todas as pessoas de boa vontade ao valor único e próprio da família e assume como desafios os mesmos objetivos apresentados no Diretório da Pastoral Familiar (2004), dentre eles:
 - o de formar agentes qualificados que transmitam os ensinamentos da Igreja com seimplicidade, clareza e precisão, sem prescindir da compreensão e da caridade cristãs perante as diversas realidades vividas pelos casais, acolhendo toda e qualquer realidade familiar;
- o de promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e apontar caminhos para a solução das crises e dos problemas intrafamiliares de todo tipo, a fim de evitar as separações e o divórcio;
- o de incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, de tal modo que pais e filhos encontrem, no lar, o ambiente mais propício para o desenvolvimento da sua vida cristã;
- o de unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida, valorizando o ser humano em todos os seus estágios,desde a concepção até a morte natural;
- o de despertar a família para sua missão sagrada, insubstituível e inalienável de educadora, de escola onde se aprendem e experimentam os valores humanos e evangélicos, preparando as novas gerações para o matrimônio;
- o de motivar o sentido missionário da família, buscando todos os meios para sanar e fortificar esta “célula” básica da sociedade da qual deriva o vigor a todo o organismo social;
- o de oferecer contínuo apoio aos casais e famílias das comunidades e Paróquias, e reaproximar as famílias afastadas da Igreja, promovendo a participação das famílias nos tempos litúrgicos mais importantes e igualmente suscitar reuniões de reflexão de subsídio especialmente preparados para esse fim e eventos celebrativos;
- e por fim, o de prosseguir na articulação e na busca de apoio dos integrantes dos Movimentos, Serviços e Institutos Familiares e de promoção e defesa da vida.
PARTICIPE desta Semana da Família, e também não deixe passar a oportunidade de convidar as famílias de seus vizinhos, parentes e amigos para juntos celebrar este momento.

12 agosto, 2012


Oração e trabalho.
Nossa paróquia marcou presença na celebração de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. 
Os "meninos" do Terço dos Homens, participaram do terço, da procissão e da missa.
E os dedicados voluntários do Recanto dos Idosos, trabalharam incansavelmente na barraca do Rotary Leste.
Sinceros agradecimentos a todos que desde a última 5ª feira, estão doando seu tempo,  sua dedicação, em benefício do Recando dos Idosos, e especialmente nossa gratidão aos  membros do Rotary Leste por essa iniciativa, porque não dizer, essa parceria,  que muito tem colaborado com a manutenção do "Recanto" e o bem estar de nossos queridos idosos.

Que Deus abençoe a todos.

Outras fotos em:

Não deixe de visitar a Exposição de Fotos da Igreja da Boa Morte.



Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis
filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras
cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais, a ser comemorado naquele país.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre
Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

Fonte:

 


Tem pai que ama, Tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota, Tem pai que abandona.
Tem pai que não sabe que é pai,  Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai ...
Tem pai que dá amor, Tem pai que dá presente.
Tem pai por amor, Tem pai por acaso.
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho, Tem pai que não sabe dos problemas do filho...
Tem pai ...
Tem pai que ensina, Tem pai que não tem tempo.
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho, Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeito.
Tem pai que encaminha o filho, Tem pai que o deixa no caminho.
Tem pai que assume, Tem pai que rejeita.
Tem pai que acaricia, Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga, Tem pai que só pensa em negócios.
Tem...
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é?
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor que tem para dividir...
Eu quero um pai, apenas um pai  que seja AMIGO!
A todos os Pais, um carinhoso abraço!
Deus Pai os abençoe!



 

11 agosto, 2012


 Hoje, dia 11 e amanhã dia 12, continua a festa "VEM PRO LARGO" na Igreja da Boa Morte, compareça e não deixe de saborear o delicioso Lanche de Pernil na barraca do Rotary Leste e assim voce estará ajudando o Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário.

  Neste domingo, 12/agosto, na Comunidade do Senhor Bom Jesus
   
11 horas   =  Missa

as 16h30 Missa seguida de procissão

05 agosto, 2012

A Comunidade do Senhor Bom Jesus - Av. Rio Claro,

s/n, convida a todos para participar da solenidade

de seu padroeiro:





Dia 06/agosto:
6 horas  =   Alvorada e Terço
7 horas  =   Missa
8 horas  =   tradicional chocolatada
9 horas  =   Missa
15 horas = Terço da Misericórdia e Benção do Povo
19h30    =  Missa

Dias 07, 09 e 10 = Missa às 19h30
Dias 08 e 11 = Missa às 20h

Domingo 12/agosto

11 horas  = Missa

16h30  = Missa e Procissão
05/agosto/2012 - Dia do Padre
"Quão sublime é o teu caminho e vossa fé, quão grandioso é vosso coração e abençoada seja as vossas vidas."
Padre Marcos e Monsenhor Gustavo, aceite nosso carinho, nossa estima, nossa gratidão e nossas orações.

Oração pelos sacerdotes
Deus Santo e Imortal que na Tua Divina Bondade nos deste Jesus Cristo, Teu amado Filho como Redentor, pelo seu precioso Sangue digna-Te ouvir a nossa humilde prece.

Dá aos Teus sacerdotes a inocência de Jesus na gruta de Belém.
Dá-lhes a Sua Sabedoria entre os Doutores da Lei,
Dá-lhes a Sua obediência no lar de Nazaré e nas bodas de Caná,
Dá-lhes a determinação em cumprir a Tua Vontade,
o exemplo do Batismo no Jordão,
a coragem de falar em Teu nome e Te dar a conhecer, a revelar o Teu Amor de Pai e fazer-Te Amado como Tu Amas;
Dá-lhes Pai Santo a plena confiança no Teu poder, para que façam como Jesus fez, tornando vivas as Suas promessas;
Inflama-os do Amor que levou Jesus ao Calvário, para que com Ele, abracem a Cruz e nela se imolem como o Cordeiro de Deus,  que tira o pecado do mundo.  Amém.


Mensagem do Papa Bento XVI  por ocasião da passagem do "Dia do Padre”

Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.
Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.
O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.
Ser Sacerdote é ser sinal do Cristo ressuscitado presente em nossas vidas, é ser Luz do mundo e sal da terra e deixando-se seduzir todos os dias e momentos da vida pelo amor infinito de Cristo, fazendo também com que esse amor seduza o coração dos filhos de Deus e nossos irmãos.
É esquecer de si, transformar os espinhos em flores, as dores e o cansaço em alegria, fé e otimismo,as pedras em degraus para subir até Deus.
Ser padre é ser servo do Deus onipotente e deixar transparecer no rosto o brilho de Jesus. É Ter no coração as chagas do seu amor sagrado que diz: Vinde a mim todos vós que estais cansados sob o fardo que eu vos aliviarei.
 
Felicidades a todos os padres. Que Deus sempre os abençoe e guarde, hoje e sempre.

Fontes:

04 agosto, 2012


4º aniversário de Ordenação Sacerdotal do
Padre Marcos Daniel de Moraes Ramalho