Visitas desde JUNHO/2009

online
online

31 julho, 2012

AGOSTO - MES VOCACIONAL
Agosto é escolhido para celebrar e refletir sobre as vocações e para ampliar a dimensão eclesiológica da vocação a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) definiu celebrar, respectivamente: a vocação dos ministros ordenados, ou seja, os bispos, os padres e os diáconos; a vocação da vida em família, em consonância com a Semana Nacional da Família; a vocação da vida consagrada, os religiosos e religiosas, os leigos e leigas consagradas; e por fim, a vocação dos ministros não ordenados, dessa forma, todos os cristãos leigos e leigas.
O tema proposto pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB é “Chamados à vida plena em Cristo”. E o lema, “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5). Para isso o mesmo organismo da CNBB elaborou um material, de forma que seja utilizado em todas as dioceses durante o mês de agosto.
Este subsídio é composto pelo cartaz e pelas sugestões litúrgicas propostas para as Celebrações Eucarísticas e também os roteiros para as Celebrações da Palavra. Conforme a apresentação do material, seu objetivo é “despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã e as vocações específicas a serviço da comunidade eclesial”.
“Tenhamos um mês de agosto bem animado, dinâmico, forte na oração e nas atitudes vocacionais. Pleno de criatividade e que nos faça corresponder, com força e dignidade, ao chamamento que o Senhor nos dirige”, assim conclui a apresentação.

Com destaque no tema e, por conseguinte, no lema, o cartaz do Mês Vocacional 2012, nos trás a ilustração de uma mão com uma chaga, também de um coração aberto jorrando água. A mão e a chaga representa o convite que Jesus faz a toda humanidade: “viver em plenitude com Ele e com seu ‘projeto vocacional-missionário’, revelado e testemunhado dentro da perspectiva da comunhão, partilha e serviço”.
O coração aberto retrata o coração amoroso de Jesus que se doa plenamente ao ser humano e convida a ser um com Ele. Um amor gratuito e livre, de entrega total, que possibilita uma corajosa ruptura com as coisas antigas para estabelecer a novidade da Boa Notícia: amar e construir o Reino de justiça, dignidade e fraternidade.
A água que jorra vida significa que, neste configurar-se plenamente em Jesus Cristo, a vida em plenitude acontece, pois é neste encontro relacional, dialógico e amoroso que descobrimos a nossa vocação-missão. É esta experiência que nos possibilita uma resposta vocacional clara, livre e comprometida com a causa dos mais empobrecidos. Fazendo, assim, com que sejamos instrumentos do amor que gera vida, testemunhado e revelado por Jesus Cristo.

Assim, unidos na oração pelas vocações queremos pedir ao Senhor da Messe que suscite vocações sacerdotais, religiosas em nossas comunidades, bem como jovens que se preparem dignamente para a vocação matrimonial, fazendo crescer em nossas comunidades a presença frutuosa das famílias cristãs e dos agentes pastorais.
Oração vocacional 
Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. 
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. 
Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. 
Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. 
                Amém. 
Fonte:

30 julho, 2012


Fontes:
Litugia Diária Paulus

30/julho- São Pedro Crisólogo

São Pedro Crisólogo nasceu em Ímola no ano 380 e mereceu o apelido de Crisólogo, isto é, “Palavra de Ouro”, por ser autor de estupendos sermões, ricos de doutrina, que lhe deram também o título de doutor da Igreja, decretado no ano 1729 pelo Papa Bento XIII. Dele se conservam cerca de 200 sermões. Numa homilia define o avarento como “escravo do dinheiro, mas o dinheiro – acrescenta – é o escravo do misericordioso. ” É fácil entender o significado desta prédica. Sua pregação colocava insistentemente em evidência o amor paternal de Deus: “Deus prefere ser amado a ser temido”. Humildes e poderosos escutava-o com igual condescendência e caridade. Eleito Bispo de Ravena no ano 424, Pedro Crisólogo mostrou-se bom pastor, prudente e sem ambiguidades doutrinais. Sua autoridade era reconhecida em largo raio da Igreja. São Pedro Crisólogo disse certa vez: “Os que passaram, viveram para nós; nós, para os vindouros; ninguém para si”
São Pedro Crisólogo morreu no dia 31 de Julho do ano 451, em Ímola






29/julho- Santa Marta
Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa" (Lc 10,38).
Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.
A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.


Santa Marta, rogai por nós!

02 julho, 2012

A oração de julho

Senhor da vida e da história, chegamos ao mês de julho, ao início da segunda metade do ano de 2012. Estamos exatamente no meio desta caminhada de 365 dias. Amparados por vossa graça chegamos até aqui, e queremos seguir em frente com força e coragem, garra e fé, amando e servindo nossos irmãos e irmãs. Muito obrigada, Senhor! Sabemos que tudo que temos e somos vem de Vós: nossa vida, o ar que respiramos, o sol que nos aquece, as pessoas que amamos. Por isso, renovamos nosso propósito de anunciar a todos o quanto vós sois bom e generoso. Dai-nos Senhor, a graça de sermos autênticos evangelizadores! “Ide pelo mundo e anunciai a boa-nova a toda criatura”.

Fonte: 
        Frei Gustavo Wayand Medella, OFM